sexta-feira, 26 de abril de 2013

Profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente participam de formação



A primeira etapa da formação ocorreu
em Ipojuca e reuniu 44 profissionais

Profissionais da Zona da Mata Sul de Pernambuco que desenvolvem atividades na área de proteção a crianças e adolescentes irão participar da 2ª etapa da formação “Trabalhando com famílias”, uma iniciativa da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco por meio da parceria com o Instituto Camargo Corrêa e o Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente – NECA.

A formação ocorrerá no Recife nos dias 29 e 30 de abril, das 8h às 17h, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Derby e 2 e 3 de maio na Fundaj de Casa Forte. Na ocasião, serão abordados os aspectos da municipalização das medidas protetivas de acolhimento por parte da Gerência do Sistema Protetivo da SCJ e as experiências do Programa Acolher, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Neste 2º ciclo o foco será o trabalho com a rede, trazendo elementos que reflitam sobre patrimônio, territorialidade, mapas da vulnerabilidade e a rede secundária no território.

Participam desta formação os profissionais que atuam diretamente com as famílias (CRAS, CREAS, Conselhos, Tutelares, Conselhos de Direitos, equipes do Judiciário e Ministério Público, educadores e técnicos dos Serviços de Acolhimento) dos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ribeirão, Sirinhaém, Escada, Moreno, Rio Formoso, Palmares, Joaquim Nabuco, Amaraji, Xexéu e Barreiros.

No 1º ciclo de formação, ocorrido em dezembro no município de Ipojuca, participaram 44 profissionais do Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Palmares e Sirinhaém. Os conteúdos trabalhados tiveram como foco a caracterização das práticas de trabalho com famílias, a identificação de seus principais modelos, valores e conceitos acerca do tema e as contribuições da Antropologia e da Psicanálise para o campo de estudos de família e mapa de rede da família.

Os facilitadores são profissionais da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente de São Paulo, que tem por missão difundir conhecimentos e metodologias para aprimoramento, inovação e articulação das políticas de defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como de suas famílias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário