sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SCJ participa de Ocupação Social do Governo Presente



A participação de moradores em políticas públicas integradas como forma de fortalecer a cidadania e contribuir paraa redução dos índices de violência constitui o objetivo do Programa Governo Presente, que promoverá a primeira Ocupação Social de 2013 neste sábado (19), a partir das 8h, nos bairros de Santo Amaro e Afogados, no Recife. A Secretaria da Criança e da Juventude é uma das 15 secretarias estaduais integrantes da ação e desde o ano passado vem contribuindo com atividades de cidadania voltadas às crianças e jovens dos bairros atendidos pela iniciativa.


Neste sábado, das 8h às 10h, as crianças moradoras do bairro de Afogados serão convidadas a refletir sobre as violações de direitos na Oficina Esquina de Direitos, com a contadora de histórias Jacqueline Vieira, que irá discutir o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual, trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes utilizando ferramentas lúdicas como leituras infantis e música. A atividade tem como objetivo reforçar as ações do Programa Atenção Redobrada no período pré-carnavalesco, quando há o aumento das ocorrências de violações de direitos de crianças e adolescentes.

 Em Santo Amaro a SCJ estará presente com a oficina Participação juvenil: a importância das lideranças no ambiente escolar, com o intuito de estimular os debates entre os jovens sobre o tema por meio de rodas de diálogos e dinâmicas de grupo. A oficina terá início às 9h, com duas horas de duração e será conduzida pelas facilitadoras Camila Barros, Mariana Lyra e Tarciana Alencar com o apoio do Instituto Alicerce.

 Governo Presente – Constitui um projeto integrante do Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto Pela Vida, que reúne 15 secretarias estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Social e Regional, com discussões em rede sobre as ações integradas de políticas públicas para o desenvolvimento social nas áreas de maior vulnerabilidade social no Estado.


 Daniella Brito
Assessora de Comunicação
Secretaria da Criança e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário