quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SCJ aprova na Petrobras projeto esportivo que beneficiará 1.620 crianças e adolescentes

O Projeto da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) “Direito ao Esporte Educacional Seguro e Inclusivo”, que irá implantar núcleos na Região Metropolitana e Zona da Mata, beneficiando 1.620 crianças e adolescentes do Estado de Pernambuco, foi aprovado na Seleção Pública de Projetos Esportivos Educacionais da Petrobras.

O projeto receberá um financiamento no valor de R$1,2 milhão. Foram enviadas para seleção pública 892 propostas de instituições governamentais e não governamentais de todo o País, das quais 32 foram aprovadas.

O  “Direito ao Esporte Seguro e Inclusivo” promoverá esporte educacional para 120 crianças e adolescentes com necessidades especiais da Região Metropolitana do Recife - RMR e 1.500 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de escolas públicas dos municípios de Goiana, Itaquitinga, Paudalho e Nazaré da Mata.

As modalidades esportivas que serão praticadas na Mata Norte serão Futebol de Campo, Futsal, Voleibol, Badminton (esporte praticado com raquete e peteca) e Xadrez. O projeto já tem parceria firmada com as prefeituras locais para disponibilização dos espaços que, no caso, serão as escolas do município, com exceção de Paudalho, onde as aulas serão realizadas na Academia da Polícia Militar. Na RMR, o programa será desenvolvido na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE) e será focado na natação.

Cada criança ou adolescente terá dois dias de atividades por semana, no contra turno escolar. O programa terá duração de 12 meses.

“A Secretaria da Criança e da Juventude comemora com bastante alegria a aprovação desse projeto num universo de tantos outros. Teremos agora a responsabilidade, junto aos nossos parceiros, de tocar essa ação tão importante, proporcionando inclusão social e saúde para as nossas crianças e adolescentes”, disse o secretário da Criança e da Juventude em exercício, Fernando Silva.

Nesta quarta-feira (22), gestores da SCJ participam, no Rio de Janeiro, do Seminário de Capacitação de Projetos do Programa Petrobras Esporte & Cidadania. O encontro será até a próxima sexta-feira, onde os profissionais da Secretaria serão capacitados para executar o projeto com excelência.  

Zona da Mata Norte

Os quatro municípios da Zona da Mata Norte foram escolhidos para o projeto como forma de prevenir os possíveis impactos causados pela instalação de grandes empresas, a exemplo da montadora da FIAT, em Goiana e suas unidades complementares, compondo o novo pólo de desenvolvimento do Estado.

Nessas regiões, onde começam a chegar milhares de trabalhadores, geralmente acontecem mudanças na vida dos moradores e de suas crianças, como crescimento populacional, inúmeras formas de violências, incluindo abuso, exploração sexual e trabalho infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário