segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Casas das Juventudes podem ser ampliadas para todo o país

Casa das Juventudes Carnaíba

Pernambuco sai da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude com uma grande vitória. As Casas das Juventudes, criadas no estado, entraram no relatório final da conferência como modelo e poderá ser ampliada para todo o Brasil.

“É com grande alegria que recebemos essa notícia. A ideia das Casas surgiu da própria juventude, na região da Zona da Mata, e temos tido experiências bastante positivas desses espaços pensados e usados pelos jovens. Já temos 51 unidades funcionando e mais 30 convênios com municípios. Saber que esse modelo poderá ser adotado em todo o país nos deixa muito orgulhosos”, comemorou a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.
Casa das Juventudes Catende
A conferência acabou no início da tarde desta segunda-feira. As propostas discutidas serão encaminhadas para os ministérios federais e para o Plano Nacional de Juventude.

Os estados foram divididos em 21 grupos temáticos que trabalharam os 5 eixos: Direito ao desenvolvimento integral; Direito ao território; Direito à experimentação e qualidade de vida; Direito à diversidade e à vida segura e direito à participação e fortalecimento institucional.

O encontro, que foi realizado pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, aconteceu após um amplo debate realizado nas etapas preparatórias, com o envolvimento dos 27 estados e mais de mil municípios, numa parceria direta entre governos e sociedade civil. Ao todo, a Conferência contou com a presença de aproximadamente 3 mil jovens. Pernambuco levou uma comitiva de 91 delegados representantes de mais de 12 mil jovens pernambucanos que participaram das etapas municipais.

Segundo o secretário-executivo de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), Joelson Rodrigues, a participação de Pernambuco na Conferência Nacional de Juventude foi bastante positiva. “Vimos aqui uma integração grande dos delegados pernambucanos nos grupos de discussões que definem as propostas para juventude”, analisou.

A delegada da cidade de Salgueiro, Paava Carvalho, saiu do último dia da 2ª Conferência Nacional de Juventude bastante satisfeita. “Levando para Pernambuco, especialmente para Salgueiro, a sensação de dever cumprido. Honrando nossa luta pela interiorização das universidades públicas, bem como o aumento do número de vagas das já existentes, valorizando as especificidades de cada região”, escreveu na sua página do Facebook.  

Casa das Juventudes Feira Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário