quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Comunidades tradicionais ganham mais uma Casa das Juventudes

A Secretaria da Criança e da Juventude dá mais um passo para ampliação da Casa das Juventudes em uma comunidade tradicional. Em reunião com representantes da comunidade quilombola e indígena, localizada no distrito de Conceição das Crioulas – município de Salgueiro, na última terça-feira (27), foi firmado a parceria para a implantação do programa. Agora, a SCJ aguarda o envio dos documentos por parte do município para que o convênio seja assinado. Com isso, a previsão para a inauguração da casa é para fevereiro de 2012.

Implantado em 2010, o programa Casa das Juventudes estará presente, até o fevereiro de 2012, em 93 municípios em todas as regiões do Estado. A intenção é fortalecer essas comunidades, com adequações dos cursos oferecidos nos locais à realidade e à cultura da sua população. Além dos quilombolas e indígenas, o espaço também atenderá jovens do município como um todo. A cidade de Salgueiro possui cerca de mil jovens.

Esta é a segunda Casa das Juventudes que será implantada numa comunidade tradicional. No último dia 29 de novembro, a SCJ firmou parceria para implantação do programa na Comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no Cabo de Santo Agostinho. O espaço atenderá cerca de 600 jovens e também será inaugurado em fevereiro.

Regulamentação do programa

Foi divulgada nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial do Estado, a lei nº 14.577, de 28 de dezembro de 2011, que regulamenta o programa Casa das Juventudes. O programa é uma parceria entre o Estado, que equipa as Casas, e os municípios, responsáveis pela manutenção. Os critérios de implantação são: municípios com até 40 mil habitantes ou atendidos pelo programa “Governo Presente” e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). Outra exigência é que seja criado um órgão gestor - coordenadoria ou secretaria da Juventude - naquela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário