sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pernambucanos levam na bagagem propostas para um futuro melhor

Noventa e um delegados que compõem a comitiva pernambucana que representará o Estado na 2ª Conferência de Políticas Públicas de Juventude embarcaram, nesta sexta-feira (09), para Brasília (DF), levando propostas para um futuro melhor para os jovens pernambucanos. O evento, que será realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade começa hoje às 18h e segue até a próxima segunda-feira (12) com a presença de aproximadamente 3 mil jovens, que foram eleitos nas etapas preparatórias para atuar como porta-vozes de toda a juventude brasileira.

O delegado e conselheiro de juventude de Pernambuco, onde representa à juventude de terreiro de matriz africana, Fábio Gomes, leva a esperança de que as propostas discutidas na etapa estadual sejam aprovadas, principalmente as que propõem pontos na redução do índice de homicídios contra o jovem negro. “Vamos buscar forças para reduzir esses números”, declarou.

Para delegado Rafael Moreira, que é um dos representantes da cidade de Caruaru, a expectativa é muito boa. Ele torce pela aprovação da proposta da meia-entrada para a juventude. “Essa medida assegura todos os jovens o direito de pagar mais barato sem necessariamente está estudando”, disse. Já a representante de São Bento do Uma, Valuzia de Brito, deseja aprovar medidas que favoreçam a juventude rural. “Focamos no direito ao transporte, saúde e educação”, disse.

A segunda Conferência, que está sendo realizada pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, acontece após um amplo debate realizado nas etapas preparatórias, com o envolvimento dos 27 estados e mais de mil municípios, numa parceria direta entre governos e sociedade civil. Nos próximos dias, além de avaliar os avanços obtidos desde o primeiro encontro, realizado em 2008, os participantes vão discutir os novos desafios da Política Nacional de Juventude, que inclui, entre outros itens, a definição dos direitos da juventude, as ações e programas necessários para assegurá-los, e a necessidade de aprovação do Estatuto e do Plano Nacional de Juventude, como forma de consolidar um marco legal para o setor.

No segundo dia do encontro, serão realizadas três mesas, para debater os seguintes temas: “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”, “Juventude e relações internacionais: cooperação sul-sul pelos direitos juvenis” e “Diálogos sociais: rumo à Rio+20”.  A programação da manhã de sábado inclui também o anúncio de novos programas pela Secretaria Nacional de Juventude. No domingo os jovens discutirão os eixos temáticos da Conferência, fechando, ao final do dia, as propostas que serão levadas à plenária final, na manhã de segunda-feira.

A cobertura do evento contará com o apoio da mídia jovem. Para acompanhar essa cobertura colaborativa, basta clicar no banner “Cobertura Jovem”, publicado nos sites da Secretaria Nacional de Juventude (www.juventude.gov.br); do Conselho Nacional de Juventude (www.juventude.gov.br/conjuve) e no hot site da Conferência (www.conferencia.juventude.gov.br), que também serão atualizados em tempo real. Os principais acontecimentos estarão em destaque também nas páginas do twitter (@snjuventude e @conjuve) e facebook (Secretaria Nacional de Juventude e Conselho Nacional de Juventude).

Nenhum comentário:

Postar um comentário