sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Adolescente da Funase Jaboatão recebe prêmio da Compesa

Por Assessoria de Comunicação Compesa

 Foto vencedora da exposição sobre Pirapama

O adolescente R.B.S, de 11 anos foi o vencedor do concurso de fotografia da mostra “Águas que Passam”, composta por 22 imagens do Sistema Pirapama, tiradas por adolescentes da Funase/Jaboatão dos Guararapes. Ele clicou o registro da água jorrando na descarga de fundo da Barragem de Pirapama, Cabo de Santo Agostinho e recebeu como prêmio uma máquina fotográfica, das mãos do presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante cerimônia marcada por muita emoção, ocorrida em um auditório lotado, na sede da companhia na avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.

“Não esperava ser o escolhido, tinha muitas fotos bonitas e poderia ser a de qualquer um de nós”, afirmou o jovem fotografo, ao se referir as 22 fotos selecionadas que resultaram na exposição, que ficou  em cartaz durante uma semana na sede da Compesa e que foram votadas por funcionários e visitantes. Muito tímido, ele disse que o prêmio servirá de estimulo para seguir a carreira de fotografo e que a visita ao Sistema Pirapama foi uma  experiência muito proveitosa.

Além da premiação, os 22 adolescentes fizeram sua primeira apresentação pública como coralistas.Eles cantaram várias músicas com a temática da água e fizeram uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, com o clássico “Asa Branca”. Os garotos cantaram algumas canções ao lado do Coral “Águas do Pratas”, formada por funcionários da Compesa, e que serviu de inspiração para os meninos, ao assistirem a um ensaio do grupo.

Como os adolescentes emocionaram e foram aprovados pelo público, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, anunciou que a empresa irá  ajudar à Funase a manter acesa a idéia e apoiará as atividades musicais do grupo, seja por meio de um coral ou de uma orquestra, similar ao projeto da Orquestra Cidadã, que abriga talentos de jovens da comunidade do Coque, no Recife.“Ficaria muito triste se esse trabalho acabasse hoje. Quero ver futuramente os frutos deste projeto que pode gerar  inclusão social”,afirmou Tavares. Já o presidente da Funase, Alberto Vinicius, agradeceu  a ação da Compesa em dar uma oportunidade aos adolescentes em exercerem a cidadania.

Ainda como contribuição para ajudar esses jovens a encontrarem uma perspectiva de vida, a Compesa  já disponibilizou duas vagas de estágio para os adolescentes da Fundação com melhor desempenho escolar. “Pode parecer pouco, mas é um começo para que outras empresas também adotem a mesma iniciativa, gerando oportunidades de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional”,complementou. A Compesa também vai usar as 22 fotos dos garotos da Funase como ilustrações para uma agenda  da companhia, como forma de divulgar e incentivar o trabalho dos adolescentes.

A Funase-Case Jaboatão dos Guararapes é considerada um dos três melhores Cases entre as unidades de todo o País, apontada pelo Conselho Nacional de Justiça, sendo um modelo de execução do estatuto da Criança e do Adolescente, devido a sua gestão diferenciada de ressocialização do acolhido.

Os adolescentes também participaram de um coral



Nenhum comentário:

Postar um comentário