terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

"Atenção Redobrada" contra a exploração de crianças e adolescentes na folia


Representantes dos principais municípios do Estado com focos de folia estiveram, na manhã desta terça-feira (14), na sede da Vice-Governadoria, para assinar convênio para dar início a campanha “Atenção Redobrada” da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) durante a semana Pré-Carnavalesca e Carnaval. A ação educativa para evitar a exploração de crianças e adolescentes estará nas ruas do Recife, Olinda, Bezerros, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Tamandaré.

Os profissionais orientarão a população a combater o trabalho infantil, a venda de bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos e demais violações dos direitos da criança e do adolescente. Todos os setores da sociedade serão sensibilizados, através da distribuição de materiais educativos, que estarão no comércio local, bares, rede hoteleira. Ao todo, serão disponibilizados 8 mil adesivos, 250 mil panfletos, 7 banners, 50 faixas, 4 mil cartazes, 145 camisas e 100 bonés.  

“Estou feliz em ver aqui presente esses municípios tão fortes culturalmente se preocupando não apenas com o turismo e a economia, mas também em garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. A intenção é fazer do “Atenção Redobrada” um programa permanente nas principais festas do nosso Estado”, disse a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.

No Recife, os educadores já estão trabalhando desde o último sábado (11) e seguem até a próxima terça-feira (21).  Nos dias de folia está funcionando um ponto de acolhimento, localizado na Rua Alfredo Lisboa, na Praça do Marco Zero. Lá serão promovidas oficinas socioeducativas de Artes, Jogos Recreativos, Skate, Dança Capoeira, Jogos de Salão, Tae Kwon Do, Karatê e Break.

Na cidade de Olinda, as atividades serão intensificadas de amanhã até o dia 21. O ponto de acolhimento ficará instalado na Praça Sítio Seu Reis, onde serão promovidas oficinas de Percussão, Dança, Artes Plásticas e Adereços. “Vamos entrar com força total no Sítio Histórico de Olinda. Temos a perspectiva de acolher cerca de 100 crianças por dia”, revelou o secretário de Assistência Social de Olinda, André Cândido. 

Em Jaboatão dos Guararapes e no Cabo de Santo Agostinho o “Atenção Redobrada” funcionará durante toda essa semana pré-carnaval, isto é, de hoje até sexta-feira (17). Já as festas realizadas em Camaragibe e Tamandaré a ação será feita nos dias de Carnaval.

O Município de Bezerros, agreste do Estado, terá pela primeira vez a campanha “Atenção Redobrada”. Lá também haverá um local de acolhimento que ficará localizado na Rua Florismundo Santa Cruz – 89, onde serão realizadas oficinas socioeducativas de Dança, Artes com Reciclagem, Leitura Dinâmica, Karatê e Biscuit. Segundo a prefeita de Bezerros, Beth Lima, o município se tornou o terceiro maior pólo de folia do Estado, por isso “a campanha chega num momento necessário”.

Também participaram da assinatura do convênio a Secretária de Assistência Social do Recife, Niedja Queiroz; a Diretora da Proteção Social Especial de Olinda, Vera Ferreira; a Secretária de Assistência Social de Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma e a Diretora da Proteção Social de Média Complexidade, Mirella Azevedo, a Secretária de Assistência Social de Bezerros, Janaína Melo; a Secretária de Assistência Social de Tamandaré, Marluce Amélia; Secretária de Assistência Social de Camaragibe, Ana Farias e a Diretora de Proteção Social Básica, Sara Rodrigues; além dos representantes dos conselhos tutelares dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário