quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mais de mil crianças e adolescentes foram acolhidos pela Atenção Redobrada


Os dias de folia deixaram um saldo positivo de conscientização contra abusos a crianças e adolescentes em Pernambuco. Em parceria com sete municípios que representam os principais focos do Carnaval e seus Conselhos Tutelares, a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) realizou mais uma campanha Atenção Redobrada. Em Recife, Olinda e Bezerros, além da ação educativa com distribuição de panfletos e conscientização em bares, hotéis e focos de animação, 1021 crianças e adolescentes passaram pelos pontos de acolhimento, participando de oficinas recreativas.

No Recife, a campanha foi realizada desde a semana pré-carnavalesca. Foram instalados pontos de acolhimento no Marco Zero, Ibura e Pátio do Carmo, que atendeu 666 crianças e adolescentes. Lá foram promovidas oficinas socioeducativas de Artes, Jogos Recreativos, Skate, Dança Capoeira, Jogos de Salão, Tae Kwon Do, Karatê e Break.

Já em Olinda, o local chamado de Espaço Folia Cidadã recebeu 340 crianças e adolescentes durante os quatro dias de folia, que se divertiram com atividades recreativas como oficinas da dança, pintura e percussão. O espaço contou com o suporte de educadores sociais, assistente social, psicóloga, oficineiros, recreadores, motoristas, auxiliares, no horário das 10h às 22h.

No município de Bezerros foram atendidas 15 crianças. Segundo os técnicos da prefeitura foi feito um forte trabalho de conscientização das famílias para evitar o trabalho infantil. 

Além dos pontos de acolhimento, todos os setores da sociedade foram sensibilizados, através da distribuição de materiais educativos, no comércio local, bares, rede hoteleira. Foram disponibilizados milhares de adesivos e panfletos.  A campanha também contou com banners, faixas, cartazes, camisas e bonés que alertavam para a não venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, o trabalho infantil, a exploração sexual, o abandono, a discriminação e toda forma de maus tratos. A população foi incentivada a denunciar essas práticas aos Conselhos Tutelares ou através do Disque 100.

"Estamos trabalhando com a mudança de comportamento. É um processo que leva tempo, mas uma vez assimilado não tem volta e estaremos garantindo os direitos de nossas crianças e adolescentes", explicou a secretária da Criança e Juventude, Raquel Lyra.

A Campanha também foi realizada durante o Carnaval em Tamandaré e Camaragibe. Nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho a ação foi promovida na semana pré. A próxima parada da campanha Atenção Redobrada será na Semana Santa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário