quarta-feira, 30 de maio de 2012

Secretária Nacional da Juventude participa do Forjuve

A secretária Nacional de Juventude,  Severine Macedo, participa  do Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude (FORJUVE), nesta quinta-feira (31/05).  O Fórum acontece pela primeira vez em Pernambuco - no segundo andar do Anexo I da Assembléia Legislativa -  e reunirá cerca de 30 representantes de todo o país que compartilharão experiências e discutirão as políticas públicas para essa parcela da população.

Os gestores vão conhecer uma das experiências que está sendo considerada modelo para todo o Brasil e que foi criada na Zona da Mata de Pernambuco: a Casa das Juventudes. No final da tarde a nova gestão do Forjuve, presidida pela secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Raquel Lyra, será empossada.

O que é o  FORJUVE?

O Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude foi fundado em 2004, no Ceará, durante a I Reunião de Secretários e Gestões Estaduais de Juventude.  Teve duas gestões e se reúne três vezes ao ano.

São membros do FORJUVE um representante da administração pública de cada Estado, Membro da República Federativa do Brasil, que seja responsável pela coordenação das políticas de juventude no ente federado respectivo, observando a denominação adotada em cada um deles. O Fórum tem como finalidades, entre outras coisas:

Congregar os gestores estaduais de juventude em torno de interesses comuns, promovendo maior aproximação, cooperação e solidariedade objetivando a ampliação crescente das políticas públicas de juventude em todos os setores;
Fomentar ações que se voltem à melhoria da qualidade de vida dos jovens brasileiros;
Promover a capacitação de gestores públicos, para o planejamento e estabelecimento de metas e prioridades nas ações voltadas para juventude;
Incentivar a institucionalização de órgãos de juventude nas unidades federadas, bem como a manutenção e o aprimoramento dos espaços já constituídos.



PROGRAMAÇÃO

Dia – 31/05 (quinta-feira)

Manhã

8h30 - Abertura  e boas vindas
(Plenário nº 03, localizado no 2º andar do Anexo I da ALEPE)
9h30 - Política Nacional de Juventude  - Secretaria Nacional de Juventude (Marcio Carvalho)
10h15 - Debate
11h - Política de Juventude em Pernambuco – Secretaria da Criança e da Juventude (Raquel Lyra)

Tarde

14h - Estruturação do FORJUVE
Definição de Grupo de trabalho para constituir proposta de revisão de regimento interno e regulamento
16h - Cronograma de atividades e encaminhamentos
17h - Revisão
Posse da diretoria do Fórum 
(Auditório da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - 6º Andar)
17h45 - Coquetel de encerramento   





Nenhum comentário:

Postar um comentário