segunda-feira, 28 de maio de 2012

Programa Casa das Juventudes é ampliado

Mais 42 novas Casas das Juventudes serão instaladas pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) a partir de junho. Com esta ampliação, a SCJ leva o espaço para 93 municípios pernambucanos, atendendo 60% do Estado. Cada espaço será equipado com 10 computadores, projetor multimídia, tela de projeção, caixa amplificadora, microfones, filmadora digital, câmera digital, cadeiras, mesa de reunião, quadro branco, impressora, dentre outros equipamentos.

“Esse é um espaço de referência para a juventude dos municípios. Neles são promovidos cursos, oficinas, vídeos a depender da característica da cidade de onde ele está instalado. Em muitos municípios, as Casas são o único espaço físico onde os jovens podem se reunir para discutir seus problemas, fortalecendo sua cidadania”, diz a secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.

O Programa Casa das Juventudes foi criado na Zona da Mata de Pernambuco e hoje é uma referência nacional. O modelo é uma parceria entre estado e municípios. O primeiro equipa as Casas e presta apoio técnico. O segundo fica responsável pela manutenção dos espaços.

As Casas das Juventudes podem ser implantadas em municípios com até 40 mil  habitantes ou atendido pelo programa Governo Presente, em comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). Outra exigência é que seja criado um órgão gestor - coordenadoria ou secretaria da Juventude - naquela cidade.

Casa das Juventudes do município de Custódia

Nenhum comentário:

Postar um comentário