terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Proerd: Casa das Juventudes forma 28 multiplicadores em Vicência

A Casa das Juventudes de Vicência entregou os certificados do Curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) a 28 participantes que, a partir de agora, serão multiplicadores das ações desenvolvidas no curso. Dessa vez, os participantes foram mães de jovens e adolescentes, e profissionais que atuam diretamente com esse público. O município sediou o curso do Proerd no período de 3 a 6 de dezembro, e a entrega dos certificados aconteceu no dia 7 de dezembro, na sede do PETI de Vicência.

Para a coordenadora da Casa das Juventudes, Tereza Necy Pedrosa, a iniciativa por si só já foi uma novidade para a Casa. Nunca a unidade havia abrigado um curso dirigido aos pais e responsáveis pelos jovens. Ela acredita que a temática das drogas justifica a inovação: “O curso é tão abrangente que o público também tem de ser eclético! Não só os jovens, mas uma variedade de pessoas pode ser alcançada e se tornar multiplicadores da prevenção!”.

Mas apesar do direcionamento do curso servir aos pais e responsáveis, um jovem participou ativamente dos trabalhos, levando sempre, a cada dia, um amigo consigo. Foi Luiz Solei, que recebeu uma lembrança especial do instrutor do curso, Cabo da Polícia Militar de Pernambuco, Jailton Dulcino Matoso, por ser o único jovem da turma.

O Pastor Wellington Rodrigues, da Assembleia de Deus de Madureira, motivou alguns membros de sua igreja, que atuam com juventude, a participar do curso. Ele foi o orador da turma. “Nós podemos dissuadir o jovem do erro; orientar, dar a nossa contribuição para que a nossa cidade saia da realidade atual das drogas”, salientou em seu discurso.


A Secretaria da Criança e da Juventude foi representada pela Coordenadora Técnica Márcia Rodrigues, que ressaltou a importância da parceria entre a SCJ, através do Programa Casa das Juventudes, e da Secretaria de Defesa Social, para realização dos cursos sobre uma pauta das mais urgentes, as drogas.

A solenidade de entrega dos certificados foi prestigiada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Tita Jerônimo, que representou o prefeito. Ela disse que, a partir da conclusão do curso, o município tem a grande missão de impedir que a droga chegue aos jovens. “A Missão de Matoso em Vicência termina aqui. A nossa apenas começou! Não temos mais tempo. É para ontem!”.

Num clima de muita alegria, a turma fez questão de deixar marcado o seu grito de guerra, executar a coreografia e o hino do Proerd com perfeição, e ainda fechar a atividade com uma apresentação de dança pelo único jovem da turma, o Luiz Solei, que executou um número de Break Dance.


Um comentário:

  1. Quero gradecer ao cabo Matoso pela ótima esplanação sobre o tema drogas.aprendi muito.um forte abraço!

    ResponderExcluir