terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Amapá vai instalar programa pernambucano Casa das Juventudes

Pelo menos 16 municípios amapaenses devem receber Casas das Juventudes. O secretário de Juventude do Amapá, Alex Nazaré, veio conhecer de perto o Programa criado em Pernambuco. Alex foi recebido pela secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, que apresentou como funciona o Programa.

No último final de semana, a equipe da Secretaria da Criança e da Juventude levou o secretário para conhecer a estrutura das Casas nas cidades de Pombos e Glória do Goitá. “As Casas são equipamentos fixos que podem ser instalados com efetividade e rapidez. É um excelente programa que se aproxima da juventude, através dos municípios, além de atender bem as políticas públicas", elogiou Nazaré.

Raquel Lyra ressaltou a importância das Casas das Juventudes para os jovens pernambucanos e lembrou que no último mês de dezembro o programa foi regulamentado pela lei nº 14.577, de 28 de dezembro de 2011. “É um espaço que atende os jovens dos municípios de acordo com suas características, promovendo cursos, oficinas, cineclubes, entre outras atividades. Estamos abertos para atender outros estados que tenham interesse em conhecer o programa”, disse.

O programa Casa das Juventudes é uma parceria entre o Estado, que equipa as Casas, e os municípios, responsáveis pela manutenção. Os critérios de implantação são: municípios com até 40 mil habitantes ou atendidos pelo programa “Governo Presente” e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). Outra exigência é que seja criado um órgão gestor - coordenadoria ou secretaria da Juventude - naquela cidade. Já estão em funcionamento 47 Casas e até março de 2012 esse número chegará a 81.

Raquel Lyra e o secretário do Amapá Alex Nazaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário