quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Governo apoia municípios com reforma de creches e implantação de casas das juventudes


A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) assinou, na manhã desta quarta-feira (18), termo de cooperação para reestruturação das creches de 41 municípios pernambucanos. A SCJ também firmou convênio para a implantação de 34 Casas das Juventudes no Estado.

No total, são 49 creches contempladas. Elas serão equipadas e reestruturadas através de parceria da SCJ com as prefeituras. A Secretaria fornecerá novas mobílias, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedoteca e livros infantis.  Todo o projeto de equipagem está de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação.  As prefeituras ficarão com a manutenção da estrutura física das creches. Foram favorecidos municípios com baixo atendimento de creche, áreas como Suape e Governo Presente e também lugares atingidos pelas últimas enchentes.

Já o programa Casas das Juventudes será implantado em mais 34 cidades pernambucanas. Até o primeiro trimestre de 2012, Pernambuco terá em funcionamento 97 espaços, beneficiando jovens de 15 a 29 anos, através de cursos, oficinas, biblioteca, cineclube e espaço para discussão de Políticas Públicas de Juventude.

“O governo vem apoiando de todas as formas os municípios pernambucanos, fortalecendo a educação infantil. Além desse repasse de equipamentos, no ano passado foi criado o ICMS Creche que vai beneficiar aquelas prefeituras que invistam na educação para crianças de 0 a 3 anos. Outra parceria importante tem sido o Programa Casa das Juventudes, que cria espaços de convivência para os jovens. Em alguns municípios este é o único local que eles dispõem para realizar atividades culturais e oficinas profissionalizantes”, declarou a secretária Raquel Lyra.

O prefeito de Moreno, Edvard Bernardo, assinou termo de cooperação para estruturar a creche da sua cidade. “Essa parceria é um reforço muito bom para o município. Vamos ampliar a educação das nossas crianças, especialmente as mais carentes”, disse. O prefeito de Paulista, que também assinou a parceria da reforma da creche, parabenizou o Governo de Pernambuco. “Vamos beneficiar no desenvolvimento de 150 crianças carentes da creche Tio Roberto, que fica numa área muito pobre da cidade. Agradeço muito ao Governo do Estado”, falou Yves Ribeiro.

Já a prefeita do município de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, implantará o programa Casa das Juventudes e reformará a creche da cidade. “Isso vai dá um impacto muito positivo na educação do Município. Iremos fortalecer ainda mais as políticas públicas da criança e da juventude. Fazer gestão é isso: fazer parcerias e somar forças”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário