As crianças nascidas no Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, podem ser beneficiadas com o registro de nascimento no momento da alta hospitalar. Por meio de um termo de adesão firmado entre a Secretaria da Criança e da Juventude, a unidade de saúde e o Cartório do Município de Nazaré da Mata, será possibilitada a impressão das certidões ainda no Hospital. O documento pode ser emitido com a apresentação, por parte dos pais ou responsáveis, dos documentos pessoais com foto, a Declaração de Nascido Vivo da criança e um comprovante de residência. Caso os pais da criança não sejam casados, apenas o pai está autorizado a fazer o registro. Com a adesão da unidade de saúde no município, há atualmente 87 Cartórios, 58 Maternidades e 25 Municípios Mãe Coruja atendidos.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente participam de formação
A primeira etapa da formação ocorreu em Ipojuca e reuniu 44 profissionais |
Profissionais da Zona da Mata Sul de Pernambuco que desenvolvem atividades na área de proteção a crianças e adolescentes irão participar da 2ª etapa da formação “Trabalhando com famílias”, uma iniciativa da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco por meio da parceria com o Instituto Camargo Corrêa e o Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente – NECA.
A formação ocorrerá no Recife nos dias 29 e 30 de abril, das 8h às 17h, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Derby e 2 e 3 de maio na Fundaj de Casa Forte. Na ocasião, serão abordados os aspectos da municipalização das medidas protetivas de acolhimento por parte da Gerência do Sistema Protetivo da SCJ e as experiências do Programa Acolher, uma iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Neste 2º ciclo o foco será o trabalho com a rede, trazendo elementos que reflitam sobre patrimônio, territorialidade, mapas da vulnerabilidade e a rede secundária no território.
Participam desta formação os profissionais que atuam diretamente com as famílias (CRAS, CREAS, Conselhos, Tutelares, Conselhos de Direitos, equipes do Judiciário e Ministério Público, educadores e técnicos dos Serviços de Acolhimento) dos municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ribeirão, Sirinhaém, Escada, Moreno, Rio Formoso, Palmares, Joaquim Nabuco, Amaraji, Xexéu e Barreiros.
No 1º ciclo de formação, ocorrido em dezembro no município de Ipojuca, participaram 44 profissionais do Recife, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Palmares e Sirinhaém. Os conteúdos trabalhados tiveram como foco a caracterização das práticas de trabalho com famílias, a identificação de seus principais modelos, valores e conceitos acerca do tema e as contribuições da Antropologia e da Psicanálise para o campo de estudos de família e mapa de rede da família.
Os facilitadores são profissionais da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente de São Paulo, que tem por missão difundir conhecimentos e metodologias para aprimoramento, inovação e articulação das políticas de defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como de suas famílias.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Reunião debate instalação de comitê para proteção de crianças e adolescentes na Copa das Confederações
Foram convidados para participar da discussão, representantes das secretarias estaduais, Ministério Público, Judiciário e demais integrantes da rede de atendimento de crianças e adolescentes em Pernambuco.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Programa Minha Certidão amplia número de Unidades Interligadas em Pernambuco
Um dos direitos fundamentais a todas os recém nascidos, o acesso ao registro de nascimento vem sendo ampliado em Pernambuco. A Secretaria da Criança e da Juventude, por meio do Programa Minha Certidão, conta com mais duas Unidades Interligadas (UI), localizadas na Unidade Mista João Pereira de Andrade, no município de Condado e no Hospital Geral de Urgência, em São José do Belmonte. Com estas novas UIs, são 82 cartórios e 55 maternidades em 24 municípios do Mãe Coruja.
SCJ promoverá formação sobre Medidas Socioeducativas em Meio Aberto em Carpina
No próximo dia 03, a equipe da
Gerência do Sistema Socioeducativo da Secretaria da Criança e da Juventude estará
em Carpina, Zona da Mata Norte, realizando formação sobre as Medidas
Socioeducativas em Meio Aberto – Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e
Liberdade Assistida (LA).
Participarão da formação 25
profissionais atuantes no Centro de Referência Especializado de Assistência Social
- CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA,
Conselho Tutelar, Secretaria de Municipal de Educação, Secretaria Municipal de
Saúde, Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e Associação da
Escola de Samba Estudante de Santo Antonio, daquele município.
Além desses, representantes da
Secretaria de Ação Social de Paudalho e do Conselho Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente de Nazaré da Mata. Na ocasião, serão abordados temas
como: adolescências e vulnerabilidades, Estatuto da Criança e do Adolescente –
ECA, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, Plano Individual
de Atendimento – PIA, dentre outros. A ação acontecerá no auditório da Ação
Paroquial.
terça-feira, 19 de março de 2013
SCJ promoverá formação sobre Medidas Socioeducativas em Meio Aberto em Igarassu
No próximo dia 21, a equipe da
Gerência do Sistema Socioeducativo da Secretaria da Criança e da Juventude estará
em Igarassu, Litoral Norte, realizando formação sobre as Medidas
Socioeducativas em Meio Aberto – Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e
Liberdade Assistida (LA). Participarão da formação 25 profissionais atuantes no
Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Centro de
Referência da Assistência Social - CRAS, ProJovem, Programa de Inclusão dos
Jovens - ProJovem e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI daquele
município. Na ocasião, serão abordados temas como: Adolescências e
vulnerabilidades, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Sistema Nacional
de Atendimento Socioeducativo – SINASE, Plano Individual de Atendimento – PIA,
dentre outros.
segunda-feira, 18 de março de 2013
Secretaria da Criança e da Juventude apoia abertura de Casa de Apoio a crianças e adolescentes em Venturosa
O município de Venturosa, no Agreste pernambucano, inaugura oficialmente nesta quarta-feira (20), às 15h, a primeira Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente, resultado de uma parceria da gestão municipal com a Secretaria da Criança e da Juventude do Estado. Na ocasião estará presente Fernando Silva, secretário executivo do Sistema Socioeducativo da SCJ e demais representantes de entidades de defesa de direitos da cidade.
A unidade vem atendendo, desde o dia 4 de março, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar que ficarão no espaço provisoriamente até que haja a reintegração à família ou o encaminhamento à adoção. Com a abertura da Casa de Apoio, Venturosa passa a ser o terceiro município do Agreste Meridional a municipalizar a medida protetiva de acolhimento, gerida pela prefeitura do município. O convênio com a SCJ foi firmado em outubro de 2012, no valor de R$122.688,00, com duração de um ano e o município contará com o apoio técnico da SCJ na formação e no monitoramento do atendimento realizado.
Para a concretização deste momento a Secretaria da Criança e da Juventude realizou diversas reuniões de articulação, envolvendo o Ministério Público, gestores e conselheiros municipais, resultando em um projeto e plano de trabalho elaborado pela Secretaria de Assistência Social de Venturosa.
quarta-feira, 13 de março de 2013
SCJ inicia oficina de Elaboração de Projetos em Sertânia
Jovens de 19 municípios participarão da Oficina, que segue até sexta-feira em Sertânia |
O curso terá duração de três dias e será realizado também em Caruaru, entre 20 e 22 de março, Carpina de 25 a 27 deste mês e a última edição ocorrerá em Floresta, de 3 a 5 de abril. As informações sobre inscrições podem ser acessadas aqui.
terça-feira, 12 de março de 2013
Ações da SCJ de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes são apresentadas durante encontro
Eduardo Figueiredo apresentou as ações da SCJ voltadas à proteção de crianças e adolescentes |
A poucos meses da Copa das Confederações, que será realizado no Brasil no mês de junho, entidades da sociedade civil e governo se mobilizam para discutir ações de proteção a crianças e adolescentes nestes grandes eventos esportivos. Nesta terça-feira (12), o secretário executivo de Programas Especiais da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, participou do Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual.
Na ocasião, Eduardo apresentou ao público, formado por jovens de várias cidades do país, os programas desenvolvidos pela SCJ com estratégias de mobilização, sensibilização e proteção a crianças e adolescentes em todo o Estado. “O trabalho infantil também é um dos nossos focos de enfrentamento às violações de direitos, sobretudo nestes grandes eventos que se aproximam, como a Copa das Confederações e o Mundial de 2014”, comentou.
Realizado pela Rede Ecpat com o apoio da Campanha Aliança Nacional de Adolescentes Conectados por uma Copa sem Violência Sexual- Campanha ANA, o seminário contou com uma programação extensa, a exemplo de oficinas, atividades culturais e o lançamento da cartilha “Participação e protagonismo de adolescentes e jovens das práticas institucionais” e o edital voltado a projetos elaborados por jovens atendidos pela Childhood, que prevê 40 mil reais para execução.
segunda-feira, 11 de março de 2013
Continuam abertas as inscrições para a Oficina em Elaboração de Projetos
A Secretaria da Criança e da Juventude publicou nesta segunda-feira (11) os nomes dos selecionados para a Oficina em Elaboração de Projetos no município de Sertânia. Os inscritos terão a hospedagem e alimentação pagas pela SCJ durante os dias da formação, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de março, das 8h às 17h e no dia 15 entre 8h e 14h na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos. A listagem está disponível para consulta aqui.
As próximas oficinas acontecerão nos municípios de Caruaru (20 a 22 de março), Carpina (25 a 27 de março) e Floresta (03 a 05 de abril) e serão divididas nos seguintes módulos: Desenvolvimento Institucional da Casa das Juventudes e Introdução à Elaboração de Projetos e Potenciais Fontes de Recursos, somando uma carga horária no total de 20 horas. Serão ofertadas 160 vagas divididas nas regiões do Sertão Central, Moxotó e Pajeú (40), Agreste Central e Meridional (44), Agreste Setentrional e Mata Norte (36) e Sertão do São Francisco, Araripe e Itaparica (40).
As inscrições ocorrerão durante o mês de março e serão encerradas em datas diferentes para cada município: Caruaru (15); Carpina (20) e Floresta (25). A primeira oficina foi realizada em Olinda com a participação de 33 jovens entre os dias 17 e 19 de dezembro do ano passado.
Caruaru - (Agreste Central e Meridional) : migre.me/dxzJP
Carpina - (Agreste Setentrional e Mata Norte) : migre.me/dxzOx
Floresta - (Sertão de São Francisco, Araripe e Itaparica): migre.me/dxzWk
sexta-feira, 8 de março de 2013
Terminam inscrições para professores e coordenadores pedagógicos dos Cases
As inscrições para a seleção simplificada de professores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) terminam hoje. Quem deseja concorrer as 84 vagas localizadas nas unidades socioeducativas do Recife, Abreu e Lima, Jaboatão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina devem procurar às Gerências Regionais de Educação (GREs) em que está localizado o Case pretendido. Apenas os professores efetivos do quadro poderão se candidatar.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição constante no edital de seleção, marcando a função desejada. Para professores, estão disponibilizadas vagas nas disciplinas de Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Pedagogia, Artes e Educação Física. Tanto professores quanto coordenadores pedagógicos receberão uma gratificação no valor de R$ 2.032 sobre o salário base pelo exercício profissional em unidade socioeducativa.
O processo seletivo ocorrerá em duas etapas (avaliação de experiência profissional e títulos; e entrevista). Podem se candidatar os professores efetivos e em atividade da rede estadual de ensino, com formação e experiência nas áreas pretendidas e que tenham disponibilidade de trabalho em horário integral.
A portaria com o novo calendário foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (05). O resultado preliminar da seleção será divulgado até o próximo dia 12, com os dois dias úteis seguintes para a aplicação de recursos. O resultado final, após as entrevistas, será divulgado até o dia 27.
quinta-feira, 7 de março de 2013
Workshop debate atendimento em medidas de prestação de serviços à comunidade e Liberdade Assistida
O Secretário da Criança e da Juventude de Pernambuco Pedro Eurico faz abertura, nesta segunda, 11, às 9h, do Workshop Programas Socioeducativos em Meio Aberto de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida ( LA), que contará com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e municípios. O encontro será realizado no Centro de Formação de Servidores do Estado, o Cefospe, na Boa Vista.
Entre os temas que serão debatidos estão as diversas etapas do fluxo socioeducativo, da apreensão ao cumprimento da medida, passando pelas competências do Judiciário e do Executivo na execução e acompanhamento dos adolescentes e jovens que cumprem medidas de prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida.
Ao fim do encontro, previsto para as 14h, serão apresentadas propostas para aperfeiçoamento do fluxo de atendimento. “ É preciso fortalecer estas medidas para que os jovens tenham mais oportunidades”, destacou o secretário.
República para jovens em Olinda será inaugurada com apoio da Secretaria da Criança e da Juventude
Com o apoio técnico e financeiro
do Governo do Estado, através da Secretaria da Criança e da Juventude e do
Instituto Internacional Happy Child (Criança Feliz), será inaugurado dia 8 de
março, às 19h, o primeiro serviço em Pernambuco para o acolhimento de jovens na
faixa etária de 18 a 21 anos na modalidade República.
Este serviço de acolhimento é destinado
ao jovem em processo de desligamento dos serviços de acolhimento para crianças
e adolescentes por ter completado a maioridade, sem possibilidade de retornar à
sua família de origem ou de ser adotado e também por não dispor de condições financeiras
que garanta moradia e autonomia. A execução dos trabalhos junto aos jovens será
da instituição não-governamental Associação Criança Assistência e Promoção, que
assinou convênio com a Secretaria da Criança e da Juventude durante um ano, no
valor total de R$ 197.136,00.
A República de Olinda terá uma
capacidade de atendimento para até 10 jovens do sexo masculino e destina-se a
atender a demanda da Região Metropolitana. Neste espaço o jovem receberá orientações
voltadas ao desenvolvimento da capacidade de auto-sustentação e independência,
com investimentos em sua escolaridade e inserção no mercado de trabalho.
quarta-feira, 6 de março de 2013
SCJ inscreve para Oficina em Elaboração de Projetos
Gestores das Casas das Juventudes e lideranças juvenis que tenham interesse em
fazer um curso de Gestão podem se inscrever na Oficina “Fundamentos Básicos
para Elaboração e Gerenciamento de Projetos”, promovida pela Secretaria
da Criança e da Juventude (SCJ).
As próximas oficinas acontecerão nos municípios de Sertânia (13 a 15 de março); Caruaru (20 a 22 de março), Carpina (25 a 27 de março) e Floresta (03 a 05 de abril) e serão divididas nos seguintes módulos: Desenvolvimento Institucional da Casa das Juventudes e Introdução à Elaboração de Projetos e Potenciais Fontes de Recursos, somando uma carga horária no total de 20 horas. Serão ofertadas 160 vagas divididas nas regiões do Sertão Central, Moxotó e Pajeú (40), Agreste Central e Meridional (44), Agreste Setentrional e Mata Norte (36) e Sertão do São Francisco, Araripe e Itaparica (40).
As inscrições ocorrerão durante o mês de março e serão encerradas em datas diferentes para cada município: Sertânia (8); Caruaru (15); Carpina (20) e Floresta (25). A primeira oficina foi realizada em Olinda com a participação de 33 jovens entre os dias 17 e 19 de dezembro do ano passado.
Segue abaixo os formulários de inscrição por região:
1. Sertânia - (Sertão Central, Moxotó e Pajeú) :
migre.me/dxzAh
2. Caruaru - (Agreste Central e Meridional) : migre.me/dxzJP
3. Carpina - (Agreste Setentrional e Mata Norte) : migre.me/dxzOx
4. Floresta - (Sertão de São Francisco, Araripe e Itaparica): migre.me/dxzWk
Conheça as outras ações da Secretaria da Criança e da Juventude:
terça-feira, 5 de março de 2013
SCJ apoia municipalização de Casa de Acolhimento em Venturosa
O município de Venturosa, no Sertão pernambucano, reforçou os equipamentos de proteção a crianças e adolescentes que necessitam de atendimento socioprotetivo. Para fortalecer o trabalho de atendimento na Casa de Acolhimento instalada este mês na cidade, a Secretaria da Criança e da Juventude realizou, no último dia 27 de fevereiro, um curso de formação a profissionais envolvidos no processo de acolhimento institucional no local.
A formação foi realizada pela Gerência do Sistema Protetivo da Secretaria da Criança e da Juventude |
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Assistência Social, conselheiros tutelares e de direitos e membros de organizações não governamentais envolvidos na Rede de Proteção. A gerente do Sistema Protetivo da SCJ, Beatriz Guimarães e a coordenadora das Casas de Acolhimento do Estado, Cláudia Souza, abordaram os temas pertinentes ao processo, a exemplo dos Marcos Regulatórios com foco no Acolhimento Institucional e o fortalecimento das redes intra-familiar e socioassistencial. Além da formação, o processo de municipalização contou com apoio técnico e financeiro do Estado no valor de R$122.688.
Apesar da Casa de Acolhimento estar em funcionamento desde segunda-feira (4), quando recebeu dez crianças oriundas da cidade que estavam acolhidas provisoriamente em Garanhuns, a inauguração oficial ocorrerá em 20 de março, data de fundação do município. A Casa de Acolhimento de Venturosa é a terceira em Pernambuco a ser municipalizada, após Garanhuns e Tuparatama.
sexta-feira, 1 de março de 2013
Conselheiros tutelares e de direito participam de formação promovida pela SCJ
A Gerência de Fortalecimento e
Articulação dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Secretaria da Criança e da
Juventude promoveu a primeira capacitação deste ano de Conselheiros Tutelares
para o uso do Sistema de Informação para a Infância e Juventude – SIPIA CT Web.
As aulas ocorreram no Laboratório de Ensino a Distância Dosa Monteiro, na Fundação Joaquim Joaquim Nabuco, entre os dias 26
e 28 de fevereiro. Nessa primeira etapa participaram da formação, conselheiros
tutelares dos municípios de Ferreiros, Buenos Aires e Vitória de Santo Antão. A
formação contou com o trabalho das facilitadoras Ana Paula Melo e Tereza Neuma,
da Gerência de Fortalecimento da SCJ.
O conselheiro Valmir Galdino destacou as vantagens do SIPIA Web |
Conselheiro reeleito do município
de Ferreiros, Mata Norte do estado,
Valmir Galdino destaca as vantagens do uso do SIPIA Web para fortalecer as
ações de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes na cidade.
“O sistema nos permite enviar os documentos e ainda formar um banco de dados
sobre as ocorrências”, comentou.
Há uma programação de
capacitações para 2013. No entanto, os conselheiros tutelares que tenham
interesse em ser capacitados podem entrar em contato com a Gerência de
Fortalecimento e Articulação dos Conselhos Tutelares e de Direitos, através do
telefone 3183-0703. É necessário que o conselheiro esteja com mandato ativo e
que a sede do conselho tutelar possua computador com velocidade mínima de acesso
a internet de 300Kbps.
Participaram desta etapa da formação conselheiros de três municípios |
O SIPIA CT Web consiste em uma
ferramenta para o registro e encaminhamentos de denúncias das violações dos
direitos de crianças e adolescentes recebidas pelos conselhos tutelares. Seu
uso regular possibilita a criação de um banco de dados que permite a elaboração
de diagnósticos e torna-se uma importante ferramenta para a formulação de
políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
Em 2012 foram capacitados 124
conselheiros tutelares de 26 municípios pernambucanos. Como mecanismo de
incentivo e fortalecimento da atuação dos Conselhos Tutelares, o Governo do
Estado de Pernambuco repassou, entre 2010 e 2011, 204 kits de informática
(computador, impressora e estabilizador) com a finalidade de uso para
alimentação do SIPIA CT Web.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
SCJ promove capacitação de conselheiros tutelares e de direitos
A Gerência de Fortalecimento e
Articulação dos Conselhos Tutelares e de Direitos retoma nesta terça-feira
(26/02/2013) as capacitações de Conselheiros Tutelares para o uso do Sistema de
Informação para a Infância e Juventude – SIPIA CT Web.
O SIPIA CT Web consiste em uma
ferramenta para o registro e encaminhamentos de denúncias das violações dos
direitos de crianças e adolescentes recebidas pelos conselhos tutelares. Seu uso
regular possibilita a criação de um banco de dados que permite a elaboração de
diagnósticos e torna-se uma importante ferramenta para a formulação de
políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
Nessa primeira etapa a previsão é
capacitar 20 conselheiros tutelares de quatro municípios: Ferreiros, Buenos
Aires, Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata. A capacitação acontecerá
nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2013 no Laboratório de Informática da
Fundação Joaquim Nabuco, bairro do Derby.
Em 2012 foram capacitados 124 conselheiros
tutelares de 26 munícipios pernambucanos. Como mecanismo de incentivo e
fortalecimento da atuação dos Conselhos Tutelares, o Governo do Estado de
Pernambuco repassou, entre 2010 e 2011, 204 kits de informática (computador,
impressora e estabilizador) com a finalidade de uso para alimentação do SIPIA
CT Web.
Há uma programação de
capacitações para 2013. No entanto, os conselheiros tutelares que tenham
interesse em ser capacitados podem entrar em contato com a Gerência de
Fortalecimento e Articulação dos Conselhos Tutelares e de Direitos, através do
telefone 3183-0703. É necessário que o conselheiro esteja com mandato ativo e
que a sede do conselho tutelar possua computador com velocidade mínima de acesso
a internet de 300Kbps.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Atenção Redobrada ganha apoio de dois grandes artistas pernambucanos
Beto Hortiz vestiu a camisa do Atenção Redobrada |
Cezzinha apoiou a ação durante Carnaval do Recife |
Com contribuição de Jacqueline Vieira, assessora técnica da SCJ
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Atenção Redobrada é destaque na mídia
Em entrevista à Rádio Folha, o secretário executivo de Articulação e Programas Especiais da SCJ, Eduardo Figueiredo, explica as ações previstas para o Atenção Redobrada durante o Carnaval.
O link para o áudio pode ser acessado em: https://www.box.com/s/6q49udeueqejlolo185q
O link para o áudio pode ser acessado em: https://www.box.com/s/6q49udeueqejlolo185q
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Convênio da Secretaria da Criança e da Juventude reforça ações de proteção a crianças e adolescentes em Pernambuco
As ações de enfrentamento às violações de direitos contra crianças e adolescentes em Pernambuco foram ampliadas neste carnaval por meio do Programa Atenção Redobrada, da Secretaria da Criança e da Juventude, que neste período atuará em 10 municípios pernambucanos. Para ratificar o esforço conjunto, foi assinado na manhã desta quarta-feira (6) o Convênio de Cooperação Técnica com os municípios de Araçoiaba, Bezerros, Camaragibe, Paulista, Vitória de Santo Antão, Olinda, Tamandaré, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. A assinatura do convênio com o Recife ocorrerá na próxima sexta-feira (8).
Estiveram presentes à assinatura do convênio representantes de nove municípios pernambucanos |
Estiveram presentes no ato o secretário executivo de Articulação e Projetos Especiais, Eduardo Figueiredo, que na ocasião representou o secretário da SCJ, Pedro Eurico; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fernando Silva, o presidente da Associação Metropolitana dos Conselhos Tutelares de Pernambuco, Gerailson Ribeiro, além de prefeitos, secretários municipais e representantes dos conselhos tutelares dos municípios conveniados.
A parceria com os municípios e atuação junto aos conselhos tutelares e demais instituições que trabalham na proteção aos direitos das crianças e adolescentes foram destacados por Eduardo Figueiredo como fundamentais e estratégicos neste momento. “Esta ação é um passo para uma atividade maior, que é atuar de forma permanente na proteção às crianças e adolescentes, evitando que haja o consumo de bebidas alcoólicas ou que sejam submetidas ao trabalho ou mesmo à exploração sexual”, destacou o secretário executivo, que enfatizou ainda o papel importante da sociedade civil no apoio às ações.
O secretário executivo Eduardo Figueiredo destacou a importância da parceria com os municípios |
Além de enfatizar a efetividade do trabalho em rede nos municípios, o presidente do CEDCA, Fernando Silva, lembrou o trabalho em parceria com a Escola de Conselhos de Pernambuco. “Os conselheiros tutelares passaram por capacitações para que as ocorrências de violações sejam cadastradas no SIPIA e com isso os encaminhamentos dos casos sejam mais efetivos”, destacando ainda a urgência, por parte dos Conselhos Tutelares, da utilização do Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência em Pernambuco. Dos 84 municípios capacitados, apenas 15 estão utilizando o SIPIA.
O presidente da Associação Metropolitana dos Conselhos Tutelares, Gerailson Ribeiro, ratificou a necessidade de reforço das ações de proteção nestes períodos onde o fluxo de turistas e visitantes aumenta também em municípios de pequeno e médio porte. “Importante deste trabalho da Secretaria com as gestões municipais pois sabemos que a demanda nos conselhos tutelares aumentam e precisamos deste apoio”.
Sobre o Atenção Redobrada - A atuação do Programa Atenção Redobrada se baseia na sensibilização, enfrentamento e proteção contra a violação de direitos da criança e do adolescente, a exemplo da exploração sexual, trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Além das gestões municipais, estão envolvidas as secretarias estaduais, municipais, conselhos de direitos, tutelares e a Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente.
Neste ano foram desenvolvidos novos materiais gráficos que serão distribuídos nestes municípios, a exemplo de folders sobre os direitos das crianças e adolescentes e com serviços de proteção à infância, porta documentos, adesivos para carros e pulseiras de identificação. As pulseiras também serão utilizadas na identificação da criança e seus responsável no caso de desaparecimento.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Atuação integrada
O secretário da Criança e Juventude de Pernambuco recebeu nesta sexta,01, em seu gabinete, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife,Ana Rita Suassuna, e a secretária-executiva do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Ana Farias. Em pauta no encontro, a municipalização de ações de acolhimento de crianças e adolescentes, bem como outras iniciativas de acompanhamento dos menores durante a fase de Liberdade Assistida.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Esporte Seguro e Inclusivo em Petrolina - desafios e perspectivas
Com o objetivo de contribuir com ações de promoção do esporte seguro e inclusivo como um direito fundamental de crianças e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, a Secretaria da Criança e da Juventude realizou no ano passado oficinas de sensibilização para os educadores da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FUNASE, que desenvolvem atividades esportivas.
A meta em 2013 é o desdobramento da ação por meio do acompanhamento das unidades da FUNASE. A primeira unidade visitada foi a do município de Petrolina, no sertão pernambucano, em 22 e 23 de janeiro, para o acompanhamento da aplicação da proposta e construir junto com aos educadores um cronograma das ações esportivas, a exemplo da realização de clínicas ou eventos.
Como desdobramento, o CASE Petrolina já tem agendado para o próximo dia 2 de fevereiro o 1º Torneio Carnavalesco de Futsal Inclusivo que ocorrerá na quadra do SESI de Petrolina em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e Exército.
O foco do torneio é criar por meio do Esporte Seguro e Inclusivo oportunidades para que o educando desenvolva habilidades e estratégias que auxiliem na resolução de conflitos e no enfrentamento de situações da vida em sociedade após cumprimento da medida.
Frevo é o ritmo da inclusão social para crianças e adolescentes do CRAUR
Patrimônio Imaterial da Humanidade, o frevo é o ritmo da inclusão social para as 44 crianças eadolescentes deficientes que são atendidas na Casa de Acolhida Comunidade Rodolfo Aureliano – CRAUR, localizada no Engenho do Meio, Recife. Nesta quinta-feira (31), a partir das 8h, o Bloco da Alegria que anima os funcionários e moradores da Casa há 15 anos, seguirá em direção ao Clube da Sudene onde ocorrerá um show com os clássicos do carnaval.
A Casa é vinculada à Secretaria Estadual da Criança e da Juventude e proporciona o atendimento a crianças e adolescentes com graves deficiências, muitas delas abandonadas por suas famílias de origem. Além do atendimento com profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, há a promoção de prática esportiva nas modalidades de natação e equoteratia e os momentos de lazer com as visitas a espaços culturais e festividades.
Serviço:
Bloco da Alegria
Saída: 31/01, às 8h, da Casa de Acolhida Rodolfo Aureliano – Rua do Bom Pastor, s/n, Engenho do Meio – Recife.
Daniella Brito
Jornalista
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Programa Minha Certidão beneficia 40 mil crianças em Pernambuco
O programa da Secretaria da Criança e da Juventude já atendeu 40 mil crianças em todo o Estado com a emissão da certidão de nascimento concedida antes da alta hospitalar do recém-nascido
Garantir o acesso ao registro de nascimento representa uma das maiores conquistas em defesa dos direitos das crianças. O Programa Minha Certidão, desenvolvido pela Secretaria da Criança e da Juventude, tem como meta universalizar o acesso ao registro de nascimento em todo o estado e atinge esta semana a marca de 40 mil crianças atendidas em Pernambuco. Desde 2008, o Programa é executado em parceria com o Programa Mãe Coruja, Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais - ARPEN e Agência Estadual de Tecnologia da Informação –ATI.
Moisés Richarlison tem apenas três dias de vida, mas sairá da Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, no bairro do Ibura, Recife, com seu registro de nascimento. O documento garantirá a este pequeno recifense o atendimento em postos de saúde, programas sociais, matrícula escolar e outras políticas públicas. Seus pais, Debora Natália Barbosa e Samuel Brandim da Silva, comemoram o nascimento e a garantia de um direito ao primeiro filho. “Saio daqui tranquila porque sei da importância do registro. Agora é cuidar dele e fazer planos para o futuro”, comenta Débora, que terá alta nesta quarta-feira (23).
“A certidão de nascimento representa para o indivíduo a oficialização da sua existência, de sua identificação e da sua relação inicial com o Estado, condições fundamentais ao exercício da cidadania”, explica a coordenadora do Programa Minha Certidão, Cristina Cabral. O Programa funciona a partir da instalação, nas maternidades públicas ou conveniadas, de uma Unidade Interligada de Atendimento que permite a comunicação com os cartórios que fazem parte do Programa e posteriormente emitem a certidão com assinatura digital. Em Pernambuco há 77 cartórios registrados e 53 maternidades, públicas e privadas interligadas ao Minha Certidão. A Unidade Mista Maria Rafael de Siqueira, em São José do Egito, sertão pernambucano, foi a mais recente a aderir ao Minha Certidão.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Pedro Eurico recebe visita da Secretária da Criança de Brasília
O secretário da Criança e da Juventude de Pernambuco, Pedro Eurico, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira, 22, a visita da secretária da Criança de Brasília, Rejane Pitanga, que está em Pernambuco conhecendo ações do governo estadual para a infância. Durante o encontro, os secretários trocaram experiências e discutiram medidas que estão sendo adotadas no sistema sócio-educativo.
' Apresentei algumas diretrizes que já estão sendo adotadas pelo governo do estado e discuti algumas intervenções já em execução em Brasília como a construção de novas unidades e o sistema de monitoramento eletrônico", destacou Eurico. O secretário executivo dos sistemas protetivo e sócio-educativo da secretaria, Fernando Silva e o presidente da Funase, Eutácio Borges também participaram do encontro. Hoje (quarta, 23), a secretária continua em Pernambuco com programação de visitas a unidades sócio-educativas do Estado.
Daniella Brito
Jornalista
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
SCJ participa de Ocupação Social do Governo Presente
A participação de moradores em políticas públicas integradas como forma de fortalecer a cidadania e contribuir paraa redução dos índices de violência constitui o objetivo do Programa Governo Presente, que promoverá a primeira Ocupação Social de 2013 neste sábado (19), a partir das 8h, nos bairros de Santo Amaro e Afogados, no Recife. A Secretaria da Criança e da Juventude é uma das 15 secretarias estaduais integrantes da ação e desde o ano passado vem contribuindo com atividades de cidadania voltadas às crianças e jovens dos bairros atendidos pela iniciativa.
Neste sábado, das 8h às 10h, as crianças moradoras do bairro de Afogados serão convidadas a refletir sobre as violações de direitos na Oficina Esquina de Direitos, com a contadora de histórias Jacqueline Vieira, que irá discutir o enfrentamento ao abuso e a exploração sexual, trabalho infantil e venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes utilizando ferramentas lúdicas como leituras infantis e música. A atividade tem como objetivo reforçar as ações do Programa Atenção Redobrada no período pré-carnavalesco, quando há o aumento das ocorrências de violações de direitos de crianças e adolescentes.
Em Santo Amaro a SCJ estará presente com a oficina Participação juvenil: a importância das lideranças no ambiente escolar, com o intuito de estimular os debates entre os jovens sobre o tema por meio de rodas de diálogos e dinâmicas de grupo. A oficina terá início às 9h, com duas horas de duração e será conduzida pelas facilitadoras Camila Barros, Mariana Lyra e Tarciana Alencar com o apoio do Instituto Alicerce.
Governo Presente – Constitui um projeto integrante do Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto Pela Vida, que reúne 15 secretarias estaduais, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Social e Regional, com discussões em rede sobre as ações integradas de políticas públicas para o desenvolvimento social nas áreas de maior vulnerabilidade social no Estado.
Daniella Brito
Assessora de Comunicação
Secretaria da Criança e Juventude
Secretários debatem ações conjuntas
O secretário da Criança e da Juventude de Pernambuco, Pedro Eurico, recebeu na quinta-feira,16, em seu gabinete, a secretária da Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Marília Arraes. Durante o encontro, foram discutidas algumas propostas de ação articulada entre o governo estadual e a prefeitura da capital pernambucana.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
Esporte Legal na Funase
A inclusão social entrou em quadra na manhã desta segunda-feira (14) no Case Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Mais de 350 jovens da unidade receberam a visita de monitores do programa "Esporte Legal", da Secretaria dos Esportes de Pernambuco. A ação levou aos adolescentes oficinas de futsal."Ensinamos desarmes, finalizações, passes e depois realizamos um mini campeonato", explicou o coordenador geral do projeto, Gilberto Macedo.
Os adolescentes da Ala 1 tiveram destaque segundo Macedo. Um deles, J.P.S de 18 anos, contou que era o craque da escola onde estudava. "Jogar sempre foi meu sonho. Toda oportunidade, como essa de hoje, eu tento mostrar meu talento. Quero sair daqui e concretizar esse meu desejo de ser um jogador profissional", disse.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Funase seleciona 128 novos profissionais
Começa nesta sexta-feira (11), a inscrição para a seleção pública simplificada da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O edital para a contratação temporária já esta disponível no site www.upenet.com.br. As vagas são para agentes socioeducativos (68), assistentes socioeducativos (6) e advogados (6). As remunerações variam entre R$ 1 mil, R$ 1,2 mil e R$ 3 mil.
Além de promover a seleção, a Funase lançou o edital para seu primeiro concurso público. O certame conta com 48 vagas para o cargo de Analista em Gestão Socioeducativo. Desse total, serão dez ofertas para a função de pedagogo, 18 para psicólogo e 20 para assistente social. Os novos profissionais terão uma jornada de 40 horas semanais e salário de R$ 3 mil. As inscrições estarão abertas entre os dias 17 deste mês e 6 de fevereiro, também pelo site www.upenet.com.br. A taxa de participação custa R$ 100. O boleto bancário poderá ser pago, até o dia 07 de fevereiro, em qualquer Casa Lotérica ou Agências da Caixa Econômica Federal. As provas ocorrem no dia 10 de março. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Já para a Seleção Simplificada, os candidatos que forem concorrer aos cargos de agente e assistente precisam possuir nível médio ou técnico completo. As provas estão previstas para o dia 03 de fevereiro. O prazo de vigência dos contratos será de 12 meses, prorrogável por igual período até o máximo de quatro anos. As inscrições encerram no dia 23 de janeiro. As taxas de participação custam R$ 55 (agente e assistente) e R$ 75 (advogado). O boleto bancário poderá ser pago, até o dia 24 de janeiro, em qualquer Casa Lotérica ou agências da Caixa Econômica Federal.
Diferentemente das seleções simplificadas anteriores, esta não será feita por análise de currículo. Os candidatos passarão por uma prova de conhecimentos específicos. “Nesta avaliação serão vistos assuntos nas áreas de direitos humanos, os princípios do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), além de Língua Portuguesa. A ideia é oportunizar igualdade para todos os candidatos”, explica o presidente da Funase, Eutácio Borges.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Mutirão jurídico já atendeu 136 adolescentes da Funase
Os 1,3 mil jovens que cumprem medidas na Fundação de Atendimento Socioeducativo recebem, até fevereiro, a visita de um mutirão de atendimento jurídico. A ação, que é realizada por advogados da Funase, da Defensoria Pública e da Secretária da Criança e Juventude de Pernambuco, teve início nesta terça-feira (8) e já atendeu 136 adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.
De acordo com o presidente da Funase, Eutácio Borges, a meta dessa ação é de acelerar a análise de processos judiciais dos socioeducandos.“Vamos levar a garantia de direitos para os jovens, avaliando cada caso, observando as progressões de medida, a possibilidade de transferência para uma unidade mais perto da família e a reavaliação do processo pelo judiciário quando for possível. Além de repassar e esclarecer ao adolescente a situação sócio-jurídica dele”, explicou.
O adolescente W.J.A., 18 anos, interno desde 2009, foi um dos beneficiados com a ação. "Descobri que serei liberado ainda esse mês de janeiro e vou passar meu aniversário em casa com a minha família. Estou muito feliz com essa visita dos advogados e saber que não devo mais nada à Justiça”, contou.
Após terminar no Cabo de Santo Agostinho, a equipe seguirá para as outras 18 unidades socioeducativas do Estado. O secretário estadual da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, explicou a ordem das próximas visitas. “A proposta é de trabalhar primeiro com jovens que têm de 14 a 18 que estão nas unidades de internação em Abreu e Lima, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns e Petrolina, depois é que vamos analisar os que estão nas Casas de Semiliberdade”, disse.
De acordo com o presidente da Funase, Eutácio Borges, a meta dessa ação é de acelerar a análise de processos judiciais dos socioeducandos.“Vamos levar a garantia de direitos para os jovens, avaliando cada caso, observando as progressões de medida, a possibilidade de transferência para uma unidade mais perto da família e a reavaliação do processo pelo judiciário quando for possível. Além de repassar e esclarecer ao adolescente a situação sócio-jurídica dele”, explicou.
O adolescente W.J.A., 18 anos, interno desde 2009, foi um dos beneficiados com a ação. "Descobri que serei liberado ainda esse mês de janeiro e vou passar meu aniversário em casa com a minha família. Estou muito feliz com essa visita dos advogados e saber que não devo mais nada à Justiça”, contou.
Após terminar no Cabo de Santo Agostinho, a equipe seguirá para as outras 18 unidades socioeducativas do Estado. O secretário estadual da Criança e da Juventude, Pedro Eurico, explicou a ordem das próximas visitas. “A proposta é de trabalhar primeiro com jovens que têm de 14 a 18 que estão nas unidades de internação em Abreu e Lima, Caruaru, Arcoverde, Garanhuns e Petrolina, depois é que vamos analisar os que estão nas Casas de Semiliberdade”, disse.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Mutirão revisa casos
Por: Glynner Brandão
Com a revisão, alguns adolescentes poderão ser beneficiados com a aplicação de medidas em meio aberto, como liberdade assistida, quando o interno ganha permissão para ir para casa, e semiliberdade, quando é liberado para estudar fora, por exemplo, porém dorme na unidade e é acompanhado de perto. A internação, por lei, é a última alternativa aplicada pelo juiz. Antes disso, o magistrado pode optar por advertir o adolescente ou mesmo obrigá-lo a reparar o dano, prestar serviço à comunidade, autorizar a liberdade assistida e decidir pela semiliberdade.
Até ontem, 150 internos como Walber Silva já foram atendidos no Cabo de Santo Agostinho. Se tudo ocorrer como o planejado, os processos de mais 164 reeducandos serão avaliados até amanhã, quando termina o mutirão na unidade, que abriga 314 adolescentes. Segundo o presidente da Funase, Eutácio Borges, a experiência deverá ser repetida a cada dois meses. “Podemos deslocar advogados de outras unidades para ajudar no mutirão. Além disso, a Defensoria Pública está nos ajudando”, completou. Em média, as consultas duram 15 minutos.
“A questão da progressão é fundamental, pois os meninos não podem ficar aqui como presidiários. Além disso, precisamos identificar as aptidões. Essas unidades não podem ser somente de segregar adolescentes. Devem ser de socialização ou de ressocialização”, acrescentou o secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico. Hoje, pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, cada grupo de 25 jovens deve ser assistido por advogado, assistente social, psicólogo e pedagogo.
Mutirão da Funase
Local: nas 19 unidades da Funase
Quando: até fevereiro (não tem data marcada para terminar)
Telefone: 3184-5400
Fonte: Diario de Pernambuco
segunda-feira, 7 de janeiro de 2013
Mutirão acelera análise de processos judiciais da Funase
A partir desta terça-feira (8), os advogados da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizam um mutirão para analisar todos os processos dos adolescentes do órgão. A iniciativa terá início após uma reunião que será realizada entre o presidente da Instituição, Eutácio Borges e os advogados das vinte unidades socioeducativas do Estado.
Esse encontro acontecerá, às 14h, desta segunda-feira (7) no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Bongi, Zona Oeste do Recife. “Com essa reunião, vamos discutir os assuntos referentes aos processos dos adolescentes e demais pautas sobre a defesa técnica dos mesmos para melhorar a qualidade do atendimento jurídico do órgão”, explica Borges.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Pedro Eurico apresenta a Arcebispo ações voltadas para o jovem
O secretário da Criança e da Juventude de Pernambuco, Pedro Eurico, fez na manhã desta sexta-feira,04,uma visita de cortesia ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na sede da arquidiocese, no Palácio dos Manguinhos. “ Apresentei durante o encontro algumas das metas da secretaria, como a recuperação de unidades da Funase e a formulação de uma nova política de gestão”, destacou Eurico. Após a audiência, que também contou as presenças do Assessor de Pastoral da Arquidiocese, Padre Josenildo Tavares e do Articulador da Arquidiocese para a juventude, padre Gimerson da Silva, o secretário visitou a Casa de Juventude Padre Henrique, em seu primeiro dia de atividade.
No espaço voltado para juventude, que passa a funcionar nas antigas instalações do Banco da Providência, no Palácio dos Manguinhos, Pedro Eurico se reuniu com jovens que estão organizando o Bote Fé Recife, no próximo dia 27, no Chevrolet Hall. O evento é o lançamento oficial da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho. O secretário Pedro Eurico já confirmou presença neste encontro de jovens católicos.
Jornalista
Assinar:
Postagens (Atom)