quarta-feira, 18 de abril de 2012

SCJ celebra o Dia Nacional do Livro Infantil

Nesta quarta-feira (18), é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, criado em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de Abril de 1822 e que foi o  maior autor da literatura infantil no Brasil. A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) comemora esta data, reafirmando seu compromisso em fortalecer políticas públicas de acesso das crianças e adolescentes à leitura e ao livro de literatura infantil.

Para isso tem incluído esse tema em nossos programas, a exemplo do programa de Fomento à Educação Infantil e das Casas de Acolhimento. Através da ação de revitalização de creches, a SCJ faz parceria com as secretarias municipais de educação para qualificar o atendimento às crianças nas creches públicas, oferecendo a equipagem, com livros infantis, brinquedos, além de móveis e equipamentos eletro-eletrônicos. O kit literário das creches inclui 80 títulos, para as idades de 0 a 6 anos. Mas não fica só nisso: a formação dos educadores é importantíssima para promover a leitura e a contação de histórias como trabalho pedagógico nas creches e pré-escolas.

Em 2011, durante a Bienal Internacional do Livro, a SCJ promoveu a “Mostra O lugar da Leitura na educação Infantil”, discutindo formas de tratar com a leitura e o livro com crianças pequenas, apresentando inclusive experiências bem sucedidas de formação de educadores- leitores. Também nas Casas de Acolhimento o livro infantil está sendo utilizado e estimulada a leitura: kits foram adquiridos e distribuídos nas casas onde vivem, provisoriamente, crianças e adolescentes com vínculos familiares frágeis ou rompidos.

Debate na Bienal Internacional do Livro com a participação 
da Secretária Raquel Lyra e a coordenadora do Programa Estadual de 
Fomento à Educação Infantil, Liz Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário