sexta-feira, 22 de junho de 2012

“Arraiais” recebem campanha de combate a exploração infantil

O São João nas cidades de Caruaru, Gravatá, Bezerros e Arcoverde não vai deixar de lado o combate à exploração de crianças e adolescentes. A Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) promove em parceria com estes municípios (prefeituras e conselhos tutelares) uma ação educativa para garantir os direitos dessa parcela da população.

Durante os dias de festa junina, equipes realizam um trabalho de sensibilização e distribuição de material informativo sobre o tema como a rede hoteleira, comércio formal e informal e famílias atendidas nos Programas Sociais dentro da “Atenção Redobrada”.

Além disso, a campanha estará nos principais pólos de animação,  conscientizando a população contra o trabalho infantil, exploração sexual e venda de bebidas alcoólicas aos menos de 18 anos.

“Estamos trabalhando com uma mudança de comportamento. É importante que todo cidadão se conscientize de que nesses locais as crianças e os adolescentes estão em situação vulnerável. Qualquer pessoa que perceber esse problema pode se pronunciar acionando os Conselhos Tutelares ou ligando no Disque Denúncia, através do Disque 100”, explica a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.

Veja como será a Atenção Redobrada em cada município


Caruaru - Na Capital do Forró a  "Atenção Redobrada" está sendo realizada durante todo o mês de junho  nas quintas, sextas e sábados, das 19h às 01h. Além da campanha educativa, está funcionando o serviço de acolhimento provisório, no Parque de Eventos Luiz Gonzaga.  As crianças em vulnerabilidade poderão participar de oficinas socioeducativas.

Em Arcoverde a ação de sensibilização teve início na sexta-feira (16/06) e segue nos dias 22, 23 e 24 de junho. As crianças em situação de risco serão encaminhadas a uma casa de acolhimento

Gravatá entra em estado de “Atenção Redobrada”  a partir desta  sexta (22) e  vai até o domingo (24).

Já em Bezerros, a Atenção Redobrada está acontecendo no período diurno, no distrito de Serra Negra desde o último sábado e vai até o dia 24 de junho.

O que diz a lei
Explorar crianças e adolescentes é crime. A violência sexual (exploração, prostituição e maus tratos) está prevista no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Quem infligir esta lei pode pegar de quatro a 10 anos de prisão e multa. O comerciante que for pego vendendo bebidas alcoólicas a menores pode ser enquadrado no artigo 63 da Lei de Contravenções Penais e está sujeito a uma pena que vai de dois meses a um ano de detenção e multa. As denúncias podem ser feitas pelo telefone Disque 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário