quarta-feira, 27 de junho de 2012

Casas das Juventudes chegam a RMR


Estado já conta com 79 espaços funcionando

Um projeto que nasceu na Zona da Mata e está se transformando referência nacional esta chegando a Região Metropolitana. Amanhã, Olinda inaugura o seu espaço de convivência para os jovens e Jaboatão dos Guararapes já se encontra em funcionamento. O programa é uma parceria entre a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) com as prefeituras. As casas são equipadas com computadores, telecentros, cineclubes e oferecem cursos e atividades de cidadania e cultura. Cada município cria sua própria programação de acordo com as necessidades da região.

O espaço que será destinado exclusivamente aos jovens olindenses funcionará na Avenida "D" - IV Etapa do bairro de Rio Doce. Entre as atividades iniciais estarão uma oficina sobre Políticas Públicas de Juventude e desenvolvimento social e o Cine Clube.

Em Jaboatão, a Casa oferecerá a partir deste segundo semestre curso de informática básica, oficina de culinária e um projeto chamado Tela Imagem, com exibição de vídeo e roda de discussão. O espaço fica localizado na Rua João Barbosa, 17 – Lote 92 - Vila Rica.

Neste ano, a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ)  inaugurou 24 espaços destinados aos jovens de 15 a 29 anos. Agora, o Estado já conta com 79 Casas em funcionamento. As Casas das Juventudes são equipadas com 10 computadores, projetor multimídia, tela de projeção, caixa amplificadora, microfones, filmadora digital, câmera digital, cadeiras, mesa de reunião, quadro branco, impressora, dentre outros equipamentos. 

O programa é uma parceria entre o Estado, que equipa as Casas, e os municípios, responsáveis pela manutenção. Os critérios de implantação são: municípios com até 40 mil habitantes ou atendidos pelo programa “Governo Presente” e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). Outra exigência é que seja criado um órgão gestor - coordenadoria ou secretaria da Juventude - naquela cidade.

“Esse é um espaço de referência para a juventude dos municípios. Neles são promovidos cursos, oficinas, vídeos a depender da característica da cidade de onde ele está instalado. Em muitos municípios, as Casas são o único espaço físico onde os jovens podem se reunir para discutir seus problemas, fortalecendo sua cidadania”, diz a secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.

Veja os próximos municípios a serem inaugurados até o final de julho: 

Dia 28/06 – Santa Maria da Boa Vista e Lagoa do Carro
Dia 29/06 – Bezerros e Triunfo



Um comentário: