sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mato Grosso do Sul adota o Sistema pernambucano do Minha Certidão

Mais um estado brasileiro adere o Sistema Estadual de Registro Civil - SERC, desenvolvido em Pernambuco. A secretária do Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso do Sul, Tânia Garib, esteve reunida, na manhã desta sexta-feira, na Vice-Governadoria do Estado, para assinar um convênio com a Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) e a Agência de Tecnologia de Pernambuco (ATI), responsável pela criação do sistema.

O SERC é a parte tecnológica do Minha Certidão, programa da SCJ que garante que o recém nascido já saia da maternidade com a certidão de nascimento, interligando cartórios a maternidades do Sistema Único de Saúde ou conveniadas. Com a inclusão do Mato Grosso do Sul, o sistema já está sendo implantado em mais 10 estados: Mato Grosso, Rondônia, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Amapá e Maranhão.

Lançado em Pernambuco em 2010, o programa é desenvolvido em parceria com Associação de Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco – ARPEN, com interveniência da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco, ATI e a Secretaria Estadual de Saúde/Programa Mãe Coruja Pernambucana.

A secretária do Mato Grosso do Sul, Tânia Garib, que veio acompanhada da superintendente de PolíticasPúblicas de Direitos Humanos, Yrama Barbosa de Nonat, agradeceu a parceria do Governo de Pernambuco e falou da importância que é levar o SERC para seu Estado. “Vamos levar um sistema destacado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Esperamos colocar logo em prática essa experiência conquistada por Pernambuco”, disse.

Nesta tarde, as representantes Sul Matogrossenses vão conhecer o SERC em funcionamento nos hospitais Barão de Lucena e Agamenon Magalhães.

Também estiveram presentes durante a assinatura do convênio os secretários executivos da SCJ, Fernando Silva e Joelson Rodrigues; o diretor-presidente da ATI, Joaquim Costa; e o diretor de Tecnologia da Informação da ATI, Romero Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário