segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pesquisa da Andi será lançada em Pernambuco


Retrato em 3x4
Pesquisa revela como os jovens em conflito com a lei são vistos

Eles não têm direitos, nem história. Só aparecem quando cometem infrações, ainda assim, de forma  superficial. Uma pesquisa que será lançada pela Andi na próxima quinta (05/07), em Pernambuco, mostra como e em que condições os jovens são retratados sob a perspectiva de políticas publicas. Durante cinco anos (2006/2010) os pesquisadores analisaram 2.236 textos de 54 jornais do Brasil. O resultado é revelador.

As matérias sobre atos infracionais são excessivamente centradas nas infrações (67,1%), e em casos individuais (47,3%). Apenas 2,2% dos textos abordam o assunto com um olhar mais contextualizado.  A maioria das reportagens (51.1%) se limita a relatar o ato, ignorando fatores como miséria, exclusão e vulnerabilidade ao qual estão expostos a maioria dos jovens em conflito com a lei.  Espaços mais nobres como editoriais, artigos, entrevistas e notas assinadas tratando do tema são raros (5,5%).

Além disso, o estudo mostra a escassez de vozes. Na maioria (58,8%) a PM é a fonte  demonstrando um enfoque unicamente policialesco. O assunto também é mal dimensionado. Apesar de 62,5% das infrações serem contra o patrimônio, 79,5% das reportagens tratam de atos violentos cometidos pelos jovens.

Por fim a análise revela que os textos (34,3%) costumam usar termos pejorativos e ultrajantes e desrespeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente, usando imagens dos infratores (26%). Em 34,1% dessas fotos é possível identificá-los.

Na próxima quinta-feira, 05/07, o Secretário Executivo da Andi, Veet Vivarta, estará em Recife participando do “Seminário Mídia e Conselhos: olhar sobre os adolescentes em conflito com a Lei”, onde apresentará os resultados finais da pesquisa.

O evento, promovido pela Secretaria da Criança e da Juventude e  o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- CEDCA/PE, acontecerá no Centro de Formação do Servidor Público de Pernambuco do Estado de Pernambuco, Rua Tabira, s/nº- Boa Vista – Recife-PE, a partir das 9 da manhã.

Depois da apresentação, acontecerá um debate mediado pela presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Andrea Trigueiro com representantes dos Jornais Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Folha de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário