terça-feira, 24 de julho de 2012

Caruaru sedia 1º Encontro ProInfância 2012

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Caruaru sediará o 1º Encontro ProInfância de 2012. O evento acontecerá no dia 25 de julho, no Centro Tecnológico de Moda.

O foco principal do encontro é discutir a garantia da qualidade das políticas de educação infantil junto aos 99 municípios que compõem o polo de Pernambuco. Fazem parte cidades como Recife, Taquaritinga do Norte, Agrestina e Gravatá.

De acordo com Nadja Albuquerque, gerente de ensino da Secretaria de Educação, encontros como este são de fundamental importância para discutir os avanços e melhorias para a educação infantil do Estado. “Em Caruaru, temos 13 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e ainda várias escolas com turmas de Educação Infantil I e II. Isto faz com que tenhamos uma preocupação ainda maior, pois estas crianças estão começando a ser educadas agora e precisam de uma base sólida para sua formação”, explica.

ProInfância
O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

Seu principal objetivo é prestar assistência financeira, em caráter suplementar, ao Distrito Federal e aos municípios que efetuaram o Termo de Adesão ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas da educação infantil.

Para ser atendido com o ProInfância, é indispensável que o Distrito Federal e os municípios supracitados estejam com seus dados orçamentários relativos à educação atualizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) do Ministério da Educação e que detenham título de dominialidade do terreno onde haverá a edificação em consonância com a Portaria Interministerial nº 127 de 29 de maio de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário