terça-feira, 17 de julho de 2012

SCJ capacita Conselheiros Tutelares para uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência



Vinte Conselheiros Tutelares dos municípios de Itapissuma, Igarassú, Tracunhaém e Ferreiros participaram da primeira turma de capacitação promovida pela Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência - SIPIA CT WEB.  As próximas turmas acontecerão a partir do mês de agosto e serão regionalizadas.

O SIPIA CT WEB é um sistema que registra informações sobre as violações de direitos de meninos e meninas, permitindo dados quantitativos e qualitativos para a formulação de políticas públicas para criança e adolescente; serve de instrumento operacional para as ações dos atores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos; e possibilita o monitoramento e o acompanhamento de casos registrados.

Para João José da Silva, conselheiro tutelar da cidade de Tracunhaém, o treinamento é importante para o trabalho ficar mais consistente em relação aos arquivos de dados sobre violações contra crianças e adolescentes. “Com o registro dos fatos no sistema, fica mais fácil à atuação das autoridades no combate as violações”, afirmou Silva, que já está em seu segundo mandato como conselheiro.

Já Anatilde da Silva, que tomou posse como conselheira tutelar no último dia 16 de março, pela cidade de Igarassú, a capacitação veio em boa hora, pois facilitará bastante na ajuda do combate à violação dos direitos das crianças e adolescentes. “Essa capacitação é bem importante, principalmente para o dia a dia de quem tá chegando agora”, revelou.

Em 2011, o Governo do Estado repassou aos Conselhos Tutelares um kit de informática (computador, impressora e estabilizador) para o fortalecimento da atuação dos Conselhos Tutelares com a finalidade de uso exclusivo para alimentação do SIPIA CT WEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário