quarta-feira, 11 de julho de 2012

Crianças visitam exposição de arte pela primeira vez

Trinta crianças e adolescentes acolhidos pelo Estado tiveram a oportunidade de conhecer uma exposição de arte. Eles fazem parte do primeiro grupo de um total de 81 que visitarão a exposição Desconstrução do artista plástico pernambucano Carlos Pragana, em cartaz no Centro Cultural Correios, no Recife Antigo.
 
“Achei muito legal e bonito esses quadros. O que eu gostei mais foi o quadro do palito de fósforo”, disse o pequeno Daniel*, 8 anos, morador da casa de acolhimento Casa da Madalena, na sua primeira visita a uma galeria.

Daniel olhando seu quadro favorito

Já Juliana*, 14 anos, saiu cedo de Garanhuns, da casa de acolhimento CEAC-GUS. Encantada e com muito fôlego, ela aproveitou para visitar as  outras exposições do  Centro Cultural. “Espero vim mais vezes”, disse a adolescente.

Juliana também visitou a exposição "O exército no selo postal"

O autor das obras também gostou da experiência de receber um público que não está acostumado com os espaços culturais.  “Essa visita dos meninos é uma coisa muito boa. É gente que não tem a oportunidade de ver nada em relação à arte”, ressaltou Pragana. 

Desconstrução é um trabalho com tinta sobre tela utilizando como suporte o papel, que é rasgado e pintado para montagem dos quadros. O uso das cores fortes - marca registrada do artista - permanece, mas o efeito que ele consegue em termos de texturas e sobreposição é muito especial.

 Pragana acompanhou as crianças durante a visita

Participaram da visita as casas de acolhimento Casa da Madalena, Vovó Geralda e CRAUR. Nesta quarta e quinta-feira, mais 51 jovens das Casas: Harmonia, Lar Esperança, COMEK e CGRAN visitarão a exposição. Os espaços são mantidos pela Secretaria da Criança e da Juventude.

* nomes fictícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário