sexta-feira, 1 de junho de 2012

Raquel Lyra toma posse no Forjuve

Gestores de juventude de todo o Brasil estiveram em Pernambuco para uma reunião de trabalho  que foi encerrada com a posse da nova diretoria do Fórum Nacional  de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude (Forjuve). A solenidade, no prédio anexo da Assembleia Legislativa, contou com a presença do  vice-governador João Lyra Neto.   Ele deu os parabéns a nova diretoria, presidida pela Secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Raquel Lyra,  lembrando que estava representando o governador Eduardo Campos "jovem que tem se destacado no país principalmente pela implantação de políticas públicas".

O vice-governador ressaltou ainda a necessidade do fortalecimento dos Fóruns de Juventude. "O Forjuve tem a missão importantíssima de sensibilizar os governos em todas as instâncias para  as políticas que beneficiem essa parcela da população", disse.


A secretária Nacional de Juventude,  Severine Macedo, endossou as palavras de Lyra Neto ressaltando que vem crescendo o número de políticas publicas para os jovens. "Apesar disso, a juventude ainda é a principal vítima dos grandes problemas do país como a violência e o desemprego. Esses  desafios não serão superados apenas pelo governo federal, daí a importância deste Fórum. Raquel, você está de parabéns por estar conduzindo brilhantemente a restruturação do Forjuve", destacou.


Para a nova presidente, Raquel Lyra,  o desafio é colocar  em prática as propostas. "O nosso papel é fomentar o debate das políticas intersetoriais, transformando o discurso em ações que venham a  dar, efetivamente, uma vida melhor para a juventude", explicou.  

A posse aconteceu depois de um dia inteiro de trabalho. Os gestores ouviram as prioridades da Secretaria Nacional, como o Plano de Enfrentamento à Violência contra  Jovens Negros, a implantação das Estações da Juventude e o Programa de Juventude Rural. Eles também definiram a agenda de trabalho para este ano, e conheceram duas experiências que estão sendo consideradas modelo para todo o Brasil: o Pacto pela Vida e as Casas das Juventudes - criadas na Zona da Mata de Pernambuco.

O Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Juventude foi fundado em 2004, no Ceará, e congrega um representante da administração pública de cada Estado. A próxima reunião do Fórum foi marcada para o mês de novembro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário