terça-feira, 12 de junho de 2012

Casas das Juventudes terão Sistema de Informação

Um estudo para mapear todas as atividades desenvolvidas e uma rede interligada para troca de informação já no próximo semestre.  Esta foi uma das novidades antecipadas pela secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, durante o  II Encontro do Programa Casas das Juventudes que aconteceu segunda e terça-feira em Arcoverde.

Para uma plateia com cerca de 220 participantes de 93 municípios, Raquel Lyra, disse ainda que os gestores das Casas passarão por uma capacitação para elaboração de projetos de captação de recursos.  A Secretária lembrou que o II Encontro acontece justamente no mês que marca a ampliação do Programa com 42 novas casas. “A importância desses espaços é que é através deles que as Políticas Públicas de Juventudes estão sendo vivenciadas nos seus diversos focos: cidadania, cultura, formação profissional”, explicou.

A representante da Secretaria Nacional de Juventude e socióloga, Helena Abramo, que participou do primeiro dia do Encontro, disse que estava em Pernambuco para conhecer mais de perto o Programa, já que o Governo Federal está desenhando projetos de Políticas Públicas de Juventude. “Esse tipo de política já vem sendo fortalecida aqui em atividades e programas”, afirmou.

No segundo dia os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos. Para Gisele Maria de Lima representante de Pombos, que participou das discussões sobre Autonomia e Articulação, o Encontro serviu como troca de experiência. “Aqui nós vemos como estão o andamento das outras casas, assim adquirimos mais conhecimento”, disse. Em Pombos o espaço dedicado aos jovens foi um dos primeiros a funcionar.

Já Jeybson Avelino, representante do município de Orobó, que terá sua Casa das Juventudes inaugurada no final deste mês, o Encontro foi de grande qualidade e conhecimento. “Aqui fiz uma espécie de capacitação, assim abri bem mais a minha mente em relação as políticas públicas de juventude”, revelou.

Sobre o Programa:

Executado pelo Governo do Estado de Pernambuco desde 2010, quando foram implantadas 51 unidades. Com a criação da Secretaria da Criança e Juventude,  atualmente está presente em 93 municípios, 50%do estado, atingindo as 12 regiões de desenvolvimento.

É uma parceria entre governo estadual e municipal. O primeiro monta os espaços com 10 computadores, projetor multimídia, tela de projeção, caixa amplificadora, microfones, filmadora digital, câmera digital, cadeiras, mesa de reunião, quadro branco, impressora, dentre outros equipamentos, e presta assessoria técnica aos municípios. O segundo fica responsável pela manutenção das Casas.

Podem ter uma Casa das Juventudes cidades  com um órgão institucional de Juventude (Secretaria de Juventudes, diretoria, coordenação etc), e  que comprometa-se com a implementação do Conselho Municipal de Juventude. O programa pode ser implantado em Territórios Urbanos ou Rurais, obedecendo aos critérios legais.

O Programa Casa das Juventudes foi criado na Zona da Mata de Pernambuco e é referência em todo o Brasil como espaço de convivência para os jovens.


Clique aqui e veja o vídeo da abertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário