quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conselheiros estaduais definem atividades de 2012

Terminou na tarde desta quarta-feira (30) o segundo dia da 3ª Reunião do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude – CEPPJ, que aconteceu no Recife Praia Hotel, no Pina. O encontro teve como pauta o planejamento das atividades e ações do Conselho para 2012. Veja o cronograma abaixo:

Fevereiro, abril, julho e novembro - Realização de reuniões ordinárias;
Março - Eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil;
Abril - Realização de Encontro de Formação para Conselheiros Estaduais;
Maio e junho - Realização de Seminários Regionais para revisão do Plano Estadual de Políticas Públicas de Juventude e mobilização para criação de Conselhos Municipais.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Casa das Juventudes chegará à comunidade quilombola

Já está tudo certo para que Pernambuco tenha a sua primeira Casa das Juventudes em uma comunidade tradicional. Em reunião com representantes da comunidade quilombola de Onze Negras, localizada no Cabo de Santo Agostinho, nesta terça-feira (29), foi firmada a parceria para a implantação do programa. Agora, a Secretaria da Criança e da Juventude aguarda o envio dos documentos por parte do município para que o convênio seja assinado. Com isso, a previsão para a inauguração da casa é para o primeiro trimestre de 2012. 

Esse é mais um passo da Secretaria da Criança e da Juventude rumo à expansão do programa Casa das Juventudes. Com o objetivo de atender a um número cada vez maior de jovens, o projeto chegará, a partir de agora, a municípios com até 40 mil habitantes (antes era até 35 mil), áreas cobertas pelo programa Governo Presente e comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas).

Implantado em 2010, o programa Casa das Juventudes estará presente, até o final de 2011, em 81 municípios em todas as regiões do Estado. Mais duas comunidades quilombolas e uma indígena estão em conversas para receber o projeto. A intenção é fortalecer essas comunidades, com adequações dos cursos oferecidos no locais à realidade e à cultura da sua população. No caso dos quilombolas, cursos que remetam à raiz afrodescendente, como as danças e a culinária.

Para a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, a chegada da primeira Casa da Juventude a uma comunidade quilombola do Estado é um passo importante na expansão do projeto. “Nas Casas das Juventudes, os jovens têm à sua disposição atividades nas áreas de promoção cultural, educação e qualificação profissional, saúde, participação social e vivências democráticas. É importante que esses benefícios cheguem às comunidades tradicionais, de uma maneira que possam fortalecer a cultura desses povos”, afirmou.

A comunidade Onze Negras abriga cerca de duas mil pessoas, de acordo com o censo Quilombola. Desses, aproximadamente 600 são jovens. Um dos objetivos da Casa das Juventudes no local é aproveitar o desenvolvimento econômico apresentado pela região para firmar parcerias com empresas privadas para financiar projetos que têm como alvo o desenvolvimento dos jovens.




Palestra de prevenção a Aids na Funase de Caruaru

Dentro das ações do Governo Presente, promovidas pela Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, foi realizada na manhã desta terça-feira (29), na Funase de Caruaru, palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis apresentada pela assistente social do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, Vânia Pereira. A palestra contou com 96 reeducandos e seus familiares e lembrou o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, que será celebrado no dia 1º de dezembro.

Segundo o Boletim Epidemiológico Aids/DST 2011, divulgado ontem pelo Ministério da Saúde (MS), a taxa pernambucana foi de 17 casos por cada 100 mil habitantes no ano passado, enquanto a média nordestina ficou em 12,6. Apesar disso, o número é inferior à média nacional, de 17,9. O Boletim também mostrou que no Brasil a Aids avançou 60% em dez anos entre os jovens homossexuais que têm entre 15 e 24 anos.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Jovens da Funase apresentam pinturas em exposição

Na próxima quinta-feira (1º), às 19h, acontece a abertura da exposição de pintura Libertação pela Arte, fruto do trabalho de 52 jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima. A exposição será realizada no espaço Arte Legal, da Defensoria Pública,  localizado na Rua José de Alencar, 385 - Boa Vista e funcionará das 09h às 17h até o dia 28 de fevereiro de 2012.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Derley e Kuki participam de torneio de futebol na Funase

Sessenta atletas adolescentes da Fundação Atendimento Socioeducativo (Funase) de Abreu e Lima terão a oportunidade de conhecer o jogador do Náutico Derley e o ex-jogador e ídolo do Timbu, Kuki. Isto porque, os alvirrubros participarão da cerimônia de abertura do II Torneio de Futsal que acontece neste sábado (26), às 8h, no Case Abreu e Lima, localizado em Caetés II. O campeonato é organizado em parceria com o Rotary Club - Largo da Paz.

As 12 equipes, formadas por 60 adolescentes, receberão uniformes e no final do dia haverá entrega de medalhas aos destaques. Para o diretor do Rotary Club – Largo da Paz, Mário Antonino, a presença dos jogadores Kuki e Derley dará um brilho maior ao campeonato e incentivará os meninos à prática esportiva. “Logo que convidei os dois atletas, eles aceitaram de pronto”, disse. 

A coordenadora da Funase, Nadja Alencar, destaca que a parceria com o Rotary – Largo da Paz vem sendo realizada desde setembro nas unidades de Abreu e Lima e Jaboatão dos Guararapes com promoção de palestras e oficinas. “Essa parceria com o Rotary é de extrema importância para esses jovens. Uma vez por mês essas unidades são beneficiadas com diversas atividades”, ressaltou.

Concurso de vídeo movimentará Casas das Juventudes

A Secretaria Estadual da Criança e da Juventude lançará nos próximos dias edital para concurso de vídeo para os jovens beneficiados pelas Casas das Juventudes, que estão espalhadas em todo o Estado. Eles devem se preparar para elaboração de vídeo, em qualquer formato, com duração de dois minutos, mostrando o funcionamento da Casa das Juventudes daquele município. O melhor vídeo, escolhido pela SCJ, vai levar pra sua cidade um curso de capacitação em audiovisual para 20 jovens.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SCJ e Governo Presente inauguram decoração de natal feita por jovens da Funase

O Programa Governo Presente dá início a mais uma semana de ações na cidade de Caruaru, desta vez em parceria com a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, responsável pela unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

A programação começa na terça-feira (29.11), às 9h, com palestra de técnicos do Centro de Orientação e Apoio Sorológico - Coas/ Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, voltadas para reeducandos da Funase e seus familiares. A palestra é para lembrar o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, celebrado dia 1º de dezembro.

Na sexta-feira (02.12), pela manhã, os adolescentes da Funase recebem outra palestra, desta vez sobre a Importância do Esporte para a Saúde e Educação, com o diretor de Esportes da Secretaria de Educação, Wedson Bezerra. No período da tarde, será realizado um torneio de futsal está previsto para o período da tarde na quadra coberta da unidade entre reeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) x Centro de Internamento Provisório (Cenip). As famílias vão participar na torcida.

Paralelo a essa programação, durante a semana será finalizada a ornamentação de três canteiros da Praça do Rosário, um dos principais pólos do Natal FelizCidade no Centro de Caruaru. A praça receberá decoração especial de materiais recicláveis, confeccionada por jovens da Funase. O ponto alto se dará no sábado (03.12), com a inauguração oficial da decoração natalina, com a presença de autoridades, dos reeducandos e de seus familiares. O evento está marcado para começar às 20h.

O Programa Governo Presente - O Governo Presente de Ações Integradas é a articulação de 15 secretarias de estado que, juntas, executam ações de desenvolvimento social e inclusão produtiva, contribuindo para a redução das desigualdades. O Programa é uma linha de ação do Pacto Pela Vida, com foco na Prevenção Social do Crime e da Violência e está sob a coordenação da Secretaria de Articulação Social e Regional do Estado. Instituído como Lei Estadual em julho de 2011, o Programa expandiu sua atuação para o interior do Estado e funciona como um canal de participação efetiva da sociedade nas ações do Governo, voltadas para a prevenção social.

Mais Casas das Juventudes serão inauguradas

Mais nove municípios pernambucanos irão inaugurar suas Casas das Juventudes nos próximos dias. Em Pernambuco, desde outubro do ano passado, 39 Casas das Juventudes já estão funcionando.

Confira as datas e os locais das inaugurações:

29/11 - Moreilândia
02/12 - Maraial
02/12 - Brejão
07/12 - São José do Belmonte 
07/12 - Cupira 
19/12 - Itamaracá
20/12 - Água Preta 
20/12 - Ingazeira
21/12 - Carnaubeira da Penha

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SCJ no Congresso Brasileiro de Ouvidorias

A ouvidora da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco (SCJ), Chussely Souza, participou da 14ª edição do Congresso Brasileiro de Ouvidores / Ombudsman, promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores, em São Paulo. Em pauta o Modelo Brasileiro de Ouvidoria, Gestão e Participação. O evento contou com representantes das diversas ouvidorias do país e também do exterior.

“É importante essa troca de experiências com ouvidores, além disso, nos atualizamos sobre a legislação que toca as ouvidorias públicas de todo País”, disse a ouvidora da SCJ. Chussely também destacou que os órgãos do Governo de Pernambuco tiveram uma boa representatividade, levando 13 ouvidores ao congresso. “É bom lembrar que Pernambuco tem a primeira rede certificada do Brasil. Em outubro deste ano, 48 profissionais participaram de um curso de Certificação em Ouvidoria”, destacou.   

Durante os três dias de congresso foram promovidos debates, oficinas, palestras e painéis, com o objetivo de discutir a função do ouvidor e as melhorias que podem ser feitas para melhorar o atendimento à sociedade.

Seminário discute violência contra crianças e adolescentes

O secretário executivo da SCJ Fernando Silva

O “Enfrentamento a violência letal contra crianças e adolescentes” foi debatido no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, durante toda a terça-feira (22/11). Os resultados obtidos pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) em Pernambuco, projeto coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, foi um dos temas discutidos.

O Secretário Executivo dos Sistemas Protetivos e Socioeducativos, Fernando Silva, que representou a secretária estadual da Criança e da Juventude (SCJ), Raquel Lyra, na mesa de abertura destacou que a discussão é de extrema importância para o combate a violência contra crianças e adolescentes. “Vamos fazer uma avaliação da experiência do PPCAAM em Pernambuco para saber o que precisamos evoluir, para aplicá-lo tanto no âmbito estadual como municipal”, disse Silva.

O PPCAAM tem a finalidade de proteger crianças e adolescentes expostos a grave ameaça no território nacional. Os benefícios desta proteção podem ser estendidos a familiares e cônjuges, uma vez que ela é extensiva à jovens com idade até vinte anos.

SCJ na Mídia: Ampliação do programa Minha Certidão é destaque no Portal Leia Já

Acesse pelo link abaixo:
http://www.leiaja.com/noticias/2011/scj-promove-adesao-ao-programa-minha-certidao

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cartórios e maternidades assinam termo adesão ao Programa Minha Certidão

Representantes do município de Vitória de Santo Antão 
durante assinatura do termo de adesão

A Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco (SCJ) reuniu, nesta terça-feira (22), os titulares dos 43 cartórios de registro civil de pessoas naturais e representantes de 20 maternidades do Estado para assinatura do termo de adesão ao Programa Minha Certidão, que faz com que o recém-nascido já saia da maternidade com o registro civil. Já são nove maternidades interligadas a 21 cartórios do Estado e mais onze serão implementadas até o final do ano.

A representante do Cartório 1º Distrito de Vitória de Santo Antão, Vanessa Manuele, firmou uma parceria com o hospital e maternidade APAMI que fica localizada no mesmo município. “Este programa vai evitar que o recém-nascido fique muito tempo sem o registro. Principalmente aqueles que moram no sítio”, disse Manuele. Já a representante da APAMI, Maria Lucia Maciel, destacou que “o registro garante e assegura bem mais rápido o primeiro documento do cidadão”.

Pernambuco é modelo nacional na implantação do Programa Minha Certidão. Os estados do Acre e do Mato Grosso já implantaram o modelo pernambucano. Em setembro ele também foi apresentado na “Conferência para América Latina e Caribe sobre o direito à identidade e registro de nascimento” realizado pela Unicef, no Panamá.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Boas expectativas marcam a participação de Pernambuco na Conferência Nacional de Juventude

Uma boa expectativa marca a ida da delegação pernambucana para a Conferência Nacional da Juventude, que acontece de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. Para o secretário executivo de articulação e projetos especiais, da Secretaria da Criança e Juventude de Pernambuco, Joelson Rodrigues, e também coordenador da Conferência Estadual, o Estado comparece ao debate nacional com uma das delegações mais representativas do país. 

Ao todo, 91 pessoas integram a delegação pernambucana entre delegados, delegadas e gestores. “Nossa expectativa é muito positiva, primeiro porque, certamente, estamos com uma das maiores delegações do país na conferência e segundo, porque ela não é apenas representativa na quantidade de pessoas, mas principalmente, na pluralidade de seus componentes. Temos todas as regiões do Estado representadas, da Região Metropolitana ao Sertão, bem como, a diversidade das culturas e realidades. As comunidades quilombolas, indígenas, rural, urbana, de terreiro, LGBT, além das pessoas com deficiência estarão lá”, destacou Joelson Rodrigues.


Ações da SCJ dentro do "Governo Presente" na Funase de Caruaru

A Secretaria Estadual da Criança e da Juventude promove uma série de ações, dentro do Governo Presente, na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru. Na terça-feira (29), às 9h da manhã, haverá palestra com técnicos do CTA/Coas sobre doenças sexualmente transmissíveis para reeducandos e seus familiares. A palestra é para lembrar o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids, celebrado no dia 01 de dezembro. Na sexta-feira, dia 02, pela manhã, a Importância do Esporte para a Saúde e Educação será tema de palestra na Funase, com o diretor de Esportes da Secretaria de Educação, Wedson Bezerra.

Um torneio de futsal está previsto para o período da tarde na quadra coberta da unidade entre reeducandos do Case x Cenip. As famílias vão participar na torcida. Nos dias 01 e 02 será realizada a ornamentação de três canteiros da Praça do Rosário, que terá decoração especial, já que o local é um dos principais polos do Natal FelizCidade. Reeducandos da Funase estão produzindo as peças decorativas com materiais recicláveis. No sábado (03), às 20h, acontece a inauguração oficial da decoração natalina confeccionada pelos jovens, com a presença de autoridades, além dos reeducandos e de seus familiares.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Atenção jovens! Internautas poderão participar, neste final de semana da Conferência Virtual

Os internautas poderão participar, neste final de semana (19 e 20/11), por meio da página eletrônica www.confjuv.org, da Conferência Virtual, que discutirá o texto base da 2ª Conferência Nacional de Juventude e as contribuições apresentadas nas conferências livres realizadas em todo o país. O debate será transmitido ao vivo de diferentes regiões do país. Curitiba, Belém e Recife são algumas das cidades que transmitirão a programação da conferência ao vivo na rede.

Segundo Alexandre Piero, conselheiro nacional de Juventude, a iniciativa faz parte das etapas preparatórias da 2ª Conferência Nacional de Juventude e visa fortalecer a capacidade de mobilização, articulação, interatividade e sistematização de propostas para a Conferência, por meio das novas tecnologias de informação e das redes sociais.

Para Gabriel Medina, presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), essa é mais uma forma de envolver os jovens nas discussões sobre as políticas públicas de juventude, além de fortalecer essa cultura de participação pela internet. “Os jovens vêm utilizando cada vez mais a rede para debater política. Por isso, a Conferência Virtual é uma iniciativa inovadora e visa potencializar algo que já acontece”, afirma Gabriel.

Na opinião da secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, essa modalidade atende ao crescente número de internautas no Brasil. De acordo com a instituição Internet World Stats quase 68 milhões de brasileiros acessam a internet. “As pesquisas indicam que os jovens são os que mais utilizam a internet para se comunicar, principalmente as redes sociais”, afirma a secretária. 

Os usuários das redes sociais Twitter e Facebook poderão participar do debate utilizando a hashtag #Confjuv ou 2ª Confjuv. O texto base e manual de orientação sobre essa modalidade de conferência estão disponíveis no endereço eletrônico www.conferencia.juventude.gov.br

Pernambuco dá exemplo de participação e mobilização

Pernambuco comprovou que é exemplo de participação e mobilização de juventude. Em reunião na Secretaria Nacional de Juventude, realizada na última quarta-feira, foram divulgados os números gerais das conferências de juventude em todo o Brasil.

No total, foram realizadas, no País, 1.200 conferências municipais. Pernambuco foi responsável por 77 desses encontros, o que corresponde a 6,5% das conferências. O número de conferências territoriais também foi representativo. Em todo o Brasil foram realizadas 109 conferências. Dessas, seis foram feitas por Pernambuco, o que corresponde a 5,5% do total.

As conferências territoriais e municipais foram fases preliminares da Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, realizada entre os dias 4 e 6 de novembro, no Centro de Convenções. Por sua vez, o encontro foi preparatório para a Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, em novembro, mobilizou jovens de todo o Estado

Gestores de todo o País estiveram reunidos em Brasília

Gestores de juventude de todo o País se reuniram na última quarta-feira, em Brasília, para uma reunião com a Secretaria Nacional de Juventude. Participaram do encontro 22 representantes de 12 estados. Pernambuco foi representado pelo gestor Francisco Siqueira, da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude.

Vários pontos de interesse da juventude foram discutidos no encontro, entre eles a mudança na coordenação do Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), que passará a ser gerido pelo Ministério da Educação (MEC). A partir de 2012, a Secretaria Nacional de Juventude ficará responsável pela avaliação do programa, formando um comitê gestor junto com as secretarias estaduais que trabalham com o Projovem e o próprio MEC.

Outros assuntos que fizeram parte da pauta da reunião foram a realização da II Conferência Nacional de Juventude, de 9 a 12 de dezembro, em Brasília, o Estatuto da Juventude, que se encontra em avaliação na comissão de Justiça do Senado, após aprovação na Câmara dos Deputados, o programa Autonomia e Emancipação da Juventude no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, o projeto Participatório da Juventude, além do programa Estação Juventude.

Além dos gestores estaduais, o encontro contou com a presença da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, que conduziu as discussões.

III Olimpíada da Esperança estimula jovens a estudar



Cerca de 20 adolescentes da Casa de Acolhimento Lar Esperança estão participando da III Olimpíada da Esperança. O evento é um plano de ação que integra uma série de atividades culturais e pedagógicas a serem desenvolvidas na casa para atender as demandas dos adolescentes acolhidos. A festa de encerramento e premiação dos vencedores acontece no próximo dia 02 de dezembro, às 9h30.

“Essa Olimpíada tem o objetivo de atrair o acolhido para a sala de aula, ensinando-o e estimulando-o a estudar, pois apesar da realidade se difícil, existe possibilidades de incentivá-los, diminuindo a ociosidade na Unidade e em consequencia disto, grande parte dos problemas corriqueiros amenizados”, analisou o coordenador do Lar Esperança, José Neto.

A Olimpíada da Esperança foi iniciada no último dia 25 de outubro, com bancas de estudos, passeios culturais, cine debate. Todo o trabalho está sendo desenvolvido por um grupo de educadores, através de um plano político pedagógico que é disciplina da UFPE, tendo em vista a integração e conscientização do que é realmente o trabalho com jovens e adolescentes na situação que se encontram os acolhidos no Lar Esperança.

O Lar Esperança é uma casa que acolhe adolescentes do sexo masculino sob medida protetiva do poder judiciário, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com as políticas públicas voltadas para a área. Hoje é uma referência em abrigamento de menores e possui cerca de vinte acolhidos, com a média entre 14 a 18 anos de idade, embora abrigue alguns em maioridade civil.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Programa Minha Certidão recebe prêmio Pernambuco Inovador

Vagner Ferreira e Leidiane José Matias e a filha Yasmin Lethicia
O programa Minha Certidão, desenvolvido pela Agência de Tecnologia e Informação (ATI) e operado pela Secretaria da Criança e Juventude, recebeu, nesta quinta-feira, o prêmio Pernambuco Inovador, uma iniciativa do Sistema Jornal do Commercio e do Porto Digital, que tem como objetivo principal estimular e valorizar projetos inovadores em tecnologia da informação. Ao todo, foram oito vencedores, escolhidos dentre 22 finalistas divididos nas categorias Inovação para o Mercado, Inovação para o Governo e Gestão para a Sociedade.

O Minha Certidão foi premiado na categoria Gestão para a Sociedade, que reuniu os projetos que visam à ampliação e promoção das ações de cidadania e inclusão social. Criado em 2008 pela ATI com o objetivo de erradicar o sub-registro (o não registro de crianças quando nascem), o Minha Certidão é um programa inovador que interliga maternidades públicas e ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) aos cartórios, simplificando o processo de emissão da certidão de nascimento, de modo a garantir que a mãe saia do hospital com o documento de registro da criança em mãos.

Processo é simples e dura 20 minutos
O processo é simples. O Governo do Estado implantou nas maternidades centros equipados com computador e impressora multifuncional conectados à internet. Nesses locais, uma equipe realiza todo o procedimento, que inclui o escaneamento e envio dos documentos necessários (identificação do pai ou da mãe e Declaração de Nascido Vivo) para os cartórios, que fazem a checagem e autenticação do registro (com assinatura digital) e enviam de volta para o hospital, onde a certidão de nascimento é impressa e entregue. O processo dura em torno de 20 minutos.

O modelo do Minha Certidão já foi exportado para os estados do Acre e Mato Grosso e recentemente foi apresentado na Conferência para América Latina e Caribe sobre o direito à identidade e registro de nascimento, evento da Unicef realizado no Panamá. Em Pernambuco, o programa funciona em nove maternidades em todo o Estado, que são interligadas a 21 cartórios. O mais recente posto a ser instalado foi na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, no Cabo de Santo Agostinho, em outubro.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Delegação pernambucana que vai a Brasília é destaque na Folha de Pernambuco

A delegação pernambucana que segue para a II Conferência Nacional de Juventude, em Brasília, foi destaque na edição de segunda-feira da Folha de Pernambuco. A notícia foi veiculada no caderno de Grande Recife. A notícia destaca o número de representantes que o Estado levará para o encontro nacional, que será realizado entre os dias 9 e 12 de dezembro. Confira:


GRANDE RECIFE

Pernambuco vai enviar uma delegação de 91 pessoas para a II Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília. Os representantes do Estado foram escolhidos por votação entre jovens de todas as regiões durante a II Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, realizada entre os dias 4 e 6 deste mês, no Centro de Convenções, em Olinda. Na ocasião, foram eleitos 54 delegados (dentre 140 candidatos), que se juntam aos Conselheiros Municipais e Estaduais, além de representantes do Governo, para formar a comitiva pernambucana.

A Conferência Nacional é o principal evento de políticas públicas para a juventude do País. No primeiro encontro, em 2008, nasceram propostas como o Estatuto da Juventude, que agora aguarda apenas a votação do Senado para ser sancionado. Para 2011, jovens de todo o Brasil se reuniram nas conferências estaduais, nas quais definiram novas propostas para serem levadas à discussão em âmbito nacional. Pernambuco contribuirá com 80 propostas. Essas propostas estão listadas no relatório final da Conferência Estadual de Juventude, aprovado na última quinta-feira, pelo Conselho Estadual de Juventude, formado por membros da sociedade civil e do Governo.

Com informações da assessoria


Sites destacam eleição de delegados

A internet é atualmente o principal meio de disseminação de informações. Portais, sites, Blogs ou redes sociais são fontes constantes de notícias dos mais diversos assuntos. Durante a realização da II Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, entre os dias 4 e 6 de novembro, foram eleitos 54 delegados que vão representar o Estado na Conferência Nacional de Juventude, em Brasília.  Durante o fim de semana, vários municípios destacaram em suas páginas da web a eleição dos seus delegados. Do interior e região metropolitana do Recife (RMR), os registros foram feitos por páginas de Paulista, Caruaru, Salgueiro, Surubim e Jaboatão dos Guararapes. Entidades da sociedade civil também elegeram delegados e divulgaram a informação por meio da web. A CUT (Central Única dos Trabalhadores), que enviará quatro representantes, foi uma delas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Segmento LGBTTT representado

O segmento LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) estará representado na delegação pernambucana que participará da II Conferência Nacional de Juventude, que será realizada de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. Dentre os 54 delegados eleitos, 22 representam o segmento, sendo 14 da sociedade civil, de entidades não-governamentais, e 8 do Governo, na categoria de gestores públicos.

Durante a Conferência Estadual de Juventude foram aprovadas três propostas (dentre as 80 que serão enviadas para a Conferência Nacional) voltadas justamente para o segmento LGBTTT. Elas se encaixam nos eixos 1 (Direito ao desenvolvimento integral) e 4 (Direito à diversidade e à vida segura) e serão colocadas em discussão em Brasília.

As propostas são as seguintes:

- Eixo 1 (Direito ao desenvolvimento integral) - sub-eixo 1.2 (Juventude e trabalho decente):

Criar políticas públicas que assegurem aos jovens em situação de discriminação (raça, credo, cor, orientação sexual, procedência nacional e gênero) acesso igualitário ao mercado de trabalho.

- Eixo 4 (Direito à diversidade e à vida segura) - sub-eixo 4.2 (Juventude, Valorização e Respeito à Diversidade e Direitos Humanos):

Garantir a jovens travestis e transexuais o direito à inclusão em todos os âmbitos da sociedade, oferecendo cursos profissionalizantes, garantindo a sua entrada no mercado de trabalho, incentivo às empresas para contratação, além da criação de espaços que acolham e prestem atendimento psicológico a estes jovens.

Garantir, qualificar e ampliar a discussão de temas transversais e nas comunidades (respeitando a regionalidade), por meio de parcerias com organizações ou movimentos que trabalhem diversos temas relacionados às juventudes como: direitos sexuais, direitos reprodutivos, povos tradicionais, pessoas com deficiências, LGBT, na perspectiva de respeitar e fortalecer a diversidade e combatendo o bulliyng.

Pernambuco cumpre prazo e contribui para Conferência Nacional de Juventude

Pernambuco cumpriu o prazo e enviou, na última sexta-feira, o relatório final da II Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, realizada entre 4 e 6 de novembro. Com isso, o Estado cumpre com a sua parte e dá sua contribuição para a realização da Conferência Nacional, marcada para os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília.

A entrega dos relatórios estaduais são importantes porque eles estão sendo sistematizados pela organização da Conferência Nacional e vão compor o conjunto de propostas que serão analisadas pelos 16 grupos de trabalho a serem formados durante o encontro. Pernambuco aprovou, na sua Conferência Estadual, 80 propostas, dentro dos 5 eixos e sub-grupos temáticos pré-definidos.

Relatório entregue

Já está nas mãos da organização da II Conferência Nacional de Juventude o relatório final da Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, realizada por Pernambuco entre os dias 4 e 6 de novembro. A compilação foi aprovada na última quinta-feira, na reunião do Conselho Estadual de Juventude. 

No relatório estão listadas todas as atividades realizadas na Conferência Estadual, desde a solenidade de abertura até os trabalhos de grupo, onde foram discutidas as propostas do Estado a serem levadas para a etapa Nacional. Ao todo, foram aprovadas 80 propostas, que serão apresentadas na Conferência Nacional de Juventude, que ocorre de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

O relatório ressaltou, também, todo o processo que antecedeu a realização da Conferência Estadual, com os encontros municipais, territoriais, regionais e dos povos tradicionais, bem como a mobilização de 77 municípios e 12 mil jovens de todo o Estado.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Delegação pernambucana na Conferência Nacional será formada por 91 pessoas

Será formada por 91 pessoas a comitiva pernambucana que participará da II Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília/DF. A delegação do Estado será composta pelos 54 delegados eleitos na Conferência Estadual, membros dos Conselhos Estadual e Municipal de Juventude, além de representantes do Governo do Estado.

Caberá à delegação pernambucana levar para a Conferência Nacional as 80 propostas aprovadas na etapa Estadual e colocá-las em discussão junto com jovens de todo o País. Além, claro, de contribuir para o enriquecimento de outras propostas sugeridas pelos representantes dos demais estados participantes do encontro.

Caso algum dos 54 delegados não possa ir à Conferência Nacional, os suplentes, também eleitos no encontro Estadual, estão à disposição para substituí-los. Ao todo, são 12 delegados na suplência.

Relatório aprovado: considerações do Conselho Estadual de Juventude

Paulo Bezerra parabenizou a comissão organizadora pelo sucesso na Conferência
Foi aprovado, nesta quinta-feira, pelos integrantes do Conselho Estadual de Juventude o relatório final da Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude. O evento foi realizado de 4 a 6 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, e resultou na formatação da proposta do Estado para a Política Nacional da Juventude com 80 proposições. A reunião contou com a presença da secretária estadual da Criança e a Juventude, Raquel Lyra

Para o representante da Rede Jovem do Nordeste, Péricles Chagas, o processo de construção da conferência foi muito rico e a dimensão que foi dada à participação da juventude do interior foi muito boa. Ele elogiou ainda a construção realizada com os municípios, gestores e comissão organizadora que resultou na composição de uma delegação bastante representativa do Estado para a conferência nacional. “A delegação que vai representar Pernambuco realmente contém a diversidade da juventude do Estado, pois tem a presença de pretos, brancos, índios, deficientes, entre outros. Além de ter sido, proporcionalmente composta por integrantes de todas as regiões”.

Já a representante da União Brasileira de Mulheres, Manuela Braga, afirmou que a experiência foi positiva. “Tivemos bons níveis de participação da juventude de todas as regiões. A experiência foi muito positiva aqui e conseguimos visualizar outras possibilidades interessantes de mobilização no futuro”, destacou.



O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Paulo Bezerra, parabenizou a comissão organizadora, particularmente à Fetape e ao Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, pela mobilização realizada, principalmente, com a juventude territorial. Ele destacou ainda a tranquilidade com que ocorreram os debates e a transparência ocorrida durante o processo eleitoral para a escolha dos delegados e delegadas. “Acredito que não apenas o Conselho Estadual saiu fortalecido, mas também, a Secretaria Estadual da Criança e da Juventude, de todo esse processo”. Paulo destacou ainda, a presença da secretária Raquel Lyra em todo o evento. “A presença da secretária todos os dias no evento foi importante, principalmente, nos momentos de debates”, destacou.

A representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – Fetape, Kátia Patriota, ressaltou a participação da juventude territorial na construção do processo da conferência estadual. “Ter conseguido uma representatividade interessante no número de jovens das áreas rurais para a Conferência Nacional foi muito positivo”.

Abertas pré-incrições para observadores da II Conferência Nacional de Juventude

Estão abertas até o dia 14 de novembro as pré-inscrições de observadores (as) da 2ª Conferência Nacional da Juventude, que será realizada de 9 a 12 de dezembro de 2011, em Brasília. O evento é uma realização da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). 

A organização da Conferência Nacional de Juventude lembra que o custeio de serviços como hospedagem, alimentação e transporte referente à participação da 2ª Conferência será de responsabilidade do observador.

As inscrições devem ser feitas no site do Conjuve http://www.juventude.gov.br/. Para acessar direto o formulário de inscrição é só clicar aqui.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COE aprova relatório da Conferência Estadual da Juventude

Foi aprovado nesta quinta-feira (10), pela Comissão Organizadora Estadual (COE), o relatório final da II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, realizada entre os dias 4 e 6 de novembro. A reunião, ocorrida na sede da Secretaria da Criança e Juventude, em Santo Amaro, reuniu os conselheiros estaduais e integrantes da equipe de coordenação do evento.

Todos destacaram a organização da conferência como um dos pontos positivos, bem como o fortalecimento da imagem da recém criada Secretaria. A participação da juventude em todo o processo e a pluralidade que marcou a eleição dos delegados e delegadas que representarão Pernambuco na plenária nacional em Brasília foram outros pontos ressaltados pelos conselheiros.

Os integrantes do COE analisaram o conteúdo do relatório, que contém um panorama geral da Conferência Estadual. No documento, estão contidas todas as 80 propostas discutidas e aprovadas, os nomes dos delegados eleitos como representantes do Estado, entre outros detalhes relacionados ao encontro estadual que serão levados para a Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em dezembro, em Brasília.

Agora, o relatório será enviado para a organização da Conferência Nacional de Juventude, que está reunindo os dados das conferências realizadas em todo o País.

COE se reúne para aprovar relatório

Será realizada nesta quinta-feira, a partir das 17h, a reunião da Comissão Organizadora Estadual (COE), que vai avaliar e aprovar o relatório final da II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, realizada entre os dias 4 e 6 de novembro.

Os integrantes do COE vão analisar o conteúdo do relatório, que traz um panorama geral da Conferência Estadual. No documento, estão contidas todas as 80 propostas discutidas e aprovadas, os nomes dos delegados eleitos como representantes do Estado, entre outros detalhes relacionados ao encontro estadual que serão levados para a Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em dezembro, em Brasília.

Após ser aprovado, esse relatório será enviado para a organização da Conferência Nacional de Juventude, que está reunindo os dados das conferências realizadas em todo o País.

Jovens fazem avaliação positiva da II Conferência Estadual de Políticas Pública de Juventude

Ninguém melhor que os participantes da II Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude para avaliá-la. Para manter a qualidade em eventos futuros, a organização do encontro esteve aberta às críticas e sugestões, disponibilizando aos jovens formulários de avaliação dos serviços prestados. Ao todo, 178 pessoas responderam.

O resultado das avaliações feitas pelos participantes da Conferência de Juventude está a seguir. Foi satisfatório para a organização ver que a avaliação foi bastante positiva. Mas sabemos, também, que isso aumenta a responsabilidade para os eventos que vêm a seguir. A qualidade de todos os serviços prestados tem que ser ainda maior, compromisso desde já assumido.



Organização geral do evento:

Excelente 52

Bom 97

Regular 30

Ruim 2

Péssimo 1

Credenciamento: 

Excelente 71

Bom 83

Regular 20

Ruim 2

Nulo 1

Palestra magna:

Excelente 69

Bom 62

Regular 43

Ruim 3

Péssimo 1

Trabalhos em grupo:

Excelente 63

Bom 91

Regular 23

Ruim 1

Alimentação:

Excelente 76

Bom 70

Regular 21

Ruim 1

Hospedagem:

Excelente 93

Bom 32

Regular 32

Ruim 5

Branco 16

Local do evento:

Excelente 91

Bom 70

Regular 14

Ruim 2

Branco 1






quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O sucesso do Blog da juventude pernambucana

Mais de 1.500 visualizações em apenas sete dias de funcionamento. Até a publicação desse post, 1625 para ser mais exato. Esse é o balanço do Blog Juventude PE, criado para trazer as notícias sobre a II Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, que foi realizada entre os dias 4 e 6 de novembro, no Centro de Convenções.

E o Blog cumpriu com o prometido. Trouxe todas as informações sobre o encontro, que discutiu políticas públicas para a juventude e as propostas a serem levadas para a Conferência Nacional da Juventude, que será realizada de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. Foram eleitos também os 54 delegados que irão representar Pernambuco no encontro nacional.
 
Durante os três dias da realização da Conferência Estadual de Juventude, foram 787 visitas ao Blog, com o pico de audiência sendo registrado no domingo, dia em que ocorreu a votação dos representantes para a Conferência Nacional. É de se ressaltar que normalmente o tráfego na internet diminui nos fins de semana. Mesmo assim, o interesse pelas notícias do encontro estadual foi tão grande, que levou a página às 439 visualizações.

 Nesse período, foram registradas visualizações não só do Brasil, como de outros países. O Blog foi visto por pessoas nos Estados Unidos (191), Rússia (70), Alemanha (45), Irlanda (2), Costa Rica (1) e Reino Unido (1).
 
Com o sucesso, o Blog continua no ar, mesmo após o encerramento da Conferência Estadual de Juventude. Continuamos trazendo informações posteriores ao encontro, como o resultado da votação dos delegados e detalhes sobre os representantes de Pernambuco na Conferência Nacional.

Blog Juventude Pe é destaque mais uma vez na mídia pernambucana


O Blog juventudepe.blogspot.com já ultrapassou a marca de mais de 1.500 acessos em apenas seis dias de criação e ganhou destaque no site de João Alberto. A nota destaca que a secretária Raquel Lyra decidiu manter o Blog no ar até dezembro para que os jovens possam acompanhar as notícias da Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília.

Leia a notícia completa no link http://www.joaoalberto.com/hit/blog-da-conferencia/ .

Secretária participou da 6a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboatão dos Guararapes

Raquel Lyra ressaltou que é nos municípios onde a política pública se desenvolve

A Secretária Estadual da Criança e da Juventude Raquel Lyra participou nesta quarta-feira de manhã da abertura da 6a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboatão dos Guararapes. O encontro ocorre até amanhã, em Piedade, e vai eleger os 14 delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que acontece em março de 2012.

No seu discurso, Raquel lembrou da II Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, que foi realizada entre os dias 4 e 6 de novembro, e ressaltou que os jovens tiveram uma belíssima participação, indicando o que eles precisam e exigem de ações para políticas públicas de juventude.

“É nos municípios que a política pública se desenvolve. Espero que vocês (jovens) aproveitem o momento para discutir todos os assuntos”, afirmou a Secretária, lembrando que as mudanças no mundo só acontecem por meio de alguma política.

Reconhecimento do trabalho

A deputada Teresa Leitão registrou a realização da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude. A parlamentar parabenizou a Secretária de Juventude de Pernambuco Raquel Lyra, pelo nível de organização, seriedade dos debates e postura participativa dos participantes. O discurso da deputada foi veiculado pela TV Universitária/Cultura, no programa TV Assembleia - Quorum. Confira:


terça-feira, 8 de novembro de 2011

A mais votada

Jaqueline defende os direitos da juventude rural
Foi com surpresa que Maria Jaqueline de Oliveira, representante de Glória do Goitá, recebeu a notícia de que foi a mais votada, na eleição que escolheu os delegados pernambucanos para a Conferência Nacional de Juventude. Ela recebeu 28 votos de jovens que, como ela, desejam uma vida melhor para a juventude brasileira.

Jaqueline é defensora dos direitos da juventude rural. Suas principais propostas são voltadas para essa parcela de jovens que, segundo ela, está cada vez mais organizada. "Quando soube que fui a mais votada, fiquei surpresa, mas também bastante feliz por conseguir me eleger como representação do jovem rural, que tem sido excluído historicamente. Conseguimos colocar para a Conferência Nacional cinco propostas. Considero isso como um grando avanço, sinal de que a juventude rural está organizada", conta.

Aos 23 anos, técnica agrícola, habilitada em zootecnia, Jaqueline hoje exerce uma função administrativa no SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa. Moradora da zona rural de Feira Nova, ela vivencia e acompanha as dificuldades enfrentadas pelos jovens da zona rural. Por isso, entre as propostas que pretende defender em Brasília, durante a Conferência Nacional, que ocorre de 9 a 12 de dezembro, estão as direcionadas para a juventude rural no âmbito estadual e nacional, como política pública garantida.

"Nossa intenção é que, de fato, essa juventude seja contemplada, respeitando suas especificidades, como gênero, raça, etnia e a realidade de cada jovem. Entendo que por mais que se diga que a juventude rural é igual, que as necessidades são iguais, nós que fazemos parte desse público sabemos que não", afirma Jaqueline.

Para Jaqueline, as necessidades da juventude rural são urgentes, por isso serão uma das prioridades que ela levará para a Conferência Nacional, em Brasília. "A minha expectativa em Brasília é conseguir colocar as propostas apresentadas pela juventude rural na conferência estadual como pauta prioritária na nacional, garantindo assim um reconhecimento maior para esses jovensâ", disse ela.

Pessoas com deficiência representadas


Comprovando o acesso de todos às discussões, os jovens com deficiência estarão representados entre os delegados pernambucanos eleitos para participar da Conferência Nacional de Juventude, de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.

Caberá a Sivanildo Teodoro, representante de Caruaru, e Natália Viviane, representante do Cabo de Santo Agostinho, levar à pauta das discussões em Brasília assuntos de interesse dos jovens com deficiência.
      

Sivanildo (E) está entre os delegados eleitos para representar Pernambuco em Brasília

Os representantes de Pernambuco por região

Eleitos na II Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, 54 jovens terão a responsabilidade de representar Pernambuco na Conferência Nacional de Juventude, que ocorrerá entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília.

Eles representam a juventude de cada município e região do Estado. Levarão propostas e discutirão assuntos de interesse dos jovens com delegados de todo o Brasil. Ao todo, foram eleitos jovens de 34 municípios diferentes. Já a representação regional ficou da seguinte maneira: a Região Metropolitana do Recife (RMR) enviará 19 delegados; o Agreste 12; a Zona da Mata 8; e o Sertão 15.

Destaque para a forte representação do interior, que aumenta cada vez mais a sua participação na defesa das políticas para os jovens. Logo a seguir, um gráfico com a porcentagem de representantes cada região e a lista dos delegados, também por região:



Agreste
ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA SANTOS – CORRENTES
ERISTON ALVES DE SOUZA – PASSIRA
MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA DE OLIVEIRA – OROBÓ
AILSON JOSE DA SILVA - RIACHO DAS ALMAS
MICHELLY FERNANDA PEREIRA DA SILVA – CARUARU
JOSE ANIERVSON SOUZA DOS SANTOS – SURUBIM
JOSE ELTON GOMES DA SILVA – TUPANATINGA
JOSIANE MARIA DE ARAUJO - FEIRA NOVA
RAFAEL MOREIRA MUNIZ – CARUARU
AIRTON FRANCISCO DA SILVA – LAJEDO
VALUZIA ARCOVERDE BRITO - SÃO BENTO DO UNA
SIVANILDO TEODORO DA SILVA – CARUARU

Total: 12 delegados

RMR
LAÍS ELAINE RODRIGUES BEZERRA - JABOATÃO DOS GUARARAPES
SIMONE SILVA DE PAULA – OLINDA
DAVID LUIZ SANTANA DE LIMA - JABOATÃO DOS GUARARAPES
JONHSON YOHANSSON DO MONTE GUEDES - JABOATÃO DOS GUARARAPES
ANA ROCHELLE BORGES PESSOA – RECIFE
AMANDA BARBOSA ALEXANDRE – RECIFE
NATALIA VIVIANE DE LIMA FRANCISCO - CABO DE SANTO AGOSTINHO
JOSE AMARO CAVALCANTE – MORENO
EDNAIPTAN DE SOUZA SILVA – RECIFE
GUILHERME ALVES MELO – RECIFE
LUCAS MAGALHÃES BARROS - JABOATÃO DOS GUARARAPES
FABIO ROBERTO GOMES DA SILVA – RECIFE
ROBERTO JOSÉ ALVES DE SANTANA – OLINDA
ELIZANGELA MARTINS – RECIFE
MARTA CARMELITA BEZERRA DE ALMEIDA – RECIFE
JOÃO PAULO ANANIAS – RECIFE
JAIRO HELY SILVA – RECIFE
GILBERTO BEZERRA LUCENA BORGES – RECIFE
ELLIS REGINA ALBUQUERQUE DE SOUZA – OLINDA

Total: 19 delegados

Sertão
OSVALDO JOAQUIM DE AQUINO - CEDRO
ELZILENE RODRIGUES DE SOUZA – SÃO JOSÉ DO EGITO
SAMIA PATRICIA ALVES BELEM – OURICURI
LUCIENE SANTOS SILVA – PETROLINA
RONALDO ROCHA ALVES – CARNAIBA
ANTONIO WILSON SOARES DE SOUZA – BODOCÓ
JEIFA ALICE GERICÓ - SANTA MARIA DA BOA VISTA
FABIO LEANDRO DA CRUZ SOUSA - BELÉM DE SÃO FRANCISCO
PAAVA BAC (PAAVA DE B A DE CARVALHO) – SALGUEIRO
SIDNAIDE DALINA DOS SANTOS - CARNAUBEIRA DA PENHA
SENILDA FRANCISCA DA SILVA – SALGUEIRO
MARTINHO MENDES DA SILVA – SALGUEIRO
ENIO GUEDES FERREIRA DE LIMA – SERTÂNIA
MARCOS WESLLEY DE SOUZA CAVALCANTI – PETROLINA
JOSELMA OLIVEIRA DA CRUZ LIMA - SANTA FILOMENA

Total: 15 delegados

Zona da Mata
MARIA JAQUELINE DE OLIVEIRA - GLORIA DO GOITÁ
SANDRO CIPRIANO PEREIRA – POMBOS
BRUNA RAMALHO FARIAS DE ALBUQUERQUE – TAMANDARÉ
NINO (JOSE ANTONIO DE SOUZA) - LAGOA DE ITAENGA
TXUSKÝA KAPINAWA (WANDERSON CLEITON DA SILVA) – AMARAJI
SAMUEL CEZAR GOUVEIA - ÁGUA PRETA
KLENIA CARLA DE MENDONÇA - GLORIA DO GOITÁ
TIAGO LIMA CARVALHO – PALMARES

Total: 8 delegados

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Listagem dos delegados/as eleitos/as

Após votação realizada na II Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, foram eleitos os 54 delegados e delegadas que representarão Pernambuco na Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, de 9 a 12 de dezembro. O pleito foi uma das atividades realizadas durante a Conferência, que teve, também, discussões de propostas para serem levadas para o âmbito nacional. 297 jovens foram considerados aptos a votar, por terem participado de 70% das atividades do final de semana. Eles depositaram seus votos em 140 candidatos.

Os delegados e delegadas eleitos estão listados a seguir. Caberá a eles representar os jovens de Pernambuco na Conferência Nacional da Juventude. Confiram:


MARIA JAQUELINE DE OLIVEIRA - GLORIA DO GOITÁ- ZONA DA MATA - 28 votos - ELEITO

OSVALDO JOAQUIM DE AQUINO - CEDRO - SERTÃO - 21 votos - ELEITO 

ANA PAULA DA SILVA DE OLIVEIRA SANTOS - CORRENTES- AGRESTE - 20 votos - ELEITO

ELZILENE RODRIGUES DE SOUZA - SÃO JOSÉ DO EGITO - SERTÃO - 20 votos - ELEITO

SAMIA (SAMIA PATRICIA ALVES BELEM) - OURICURI - 20 votos - SERTÃO - ELEITO

ERISTON ALVES DE SOUZA - PASSIRA - AGRESTE - 20 votos - ELEITO

LAÍS ELAINE RODRIGUES BEZERRA - JABOATÃO DOS GUARARAPES - RMR - 20 votos - ELEITO

SANDRO CIPRIANO PEREIRA - POMBOS - ZONA DA MATA - 16 votos - ELEITO

LUCIENE SANTOS SILVA - PETROLINA - SERTÃO - 16 votos - ELEITO

BRUNA RAMALHO FARIAS DE ALBUQUERQUE - TAMANDARÉ -ZONA DA MATA - 16 Votos - ELEITO

NINO (JOSE ANTONIO DE SOUZA) - LAGOA DE ITAENGA - ZONA DA MATA - 15 Votos - ELEITO

MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA DE OLIVEIRA - OROBÓ - AGRESTE - 15 votos - ELEITO

AILSON JOSÉ DA SILVA - RIACHO DAS ALMAS - AGRESTE - 15 votos - ELEITO

MICHELLY FERNANDA PEREIRA DA SILVA - CARUARU - AGRESTE - 14 votos - ELEITO

RONALDO ROCHA ALVES - CARNAIBA - SERTÃO - 14 votos - ELEITO

JOSÉ ANIERVSON SOUZA DOS SANTOS - SURUBIM - AGRESTE - 14 votos - ELEITO

JOSE ELTON GOMES DA SILVA - TUPANATINGA - AGRESTE - 13 votos - ELEITO

SIMONE SILVA DE PAULA - OLINDA - RMR - 12 votos - ELEITO

DAVID LUIZ SANTANA DE LIMA - JABOATÃO DOS GUARARAPES - RMR - 12 - ELEITO

JONHSON YOHANSSON DO MONTE GUEDES - JABOATÃO DOS ELEITO GUARARAPES - RMR - 12 votos - ELEITO

ANA ROCHELLE BORGES PESSOA - RECIFE - RMR - 12 votos - ELEITO

TXUSKÝA KAPINAWA (WANDERSON CLEITON DA SILVA) - AMARAJI - ZONA DA MATA - 12 votos - ELEITO

AMANDA BARBOSA ALEXANDRE - RECIFE - RMR - 12 votos - ELEITO

ANTONIO WILSON SOARES DE SOUZA - BODOCÓ - SERTÃO - 11 votos - ELEITO

NATALIA VIVIANE DE LIMA FRANCISCO - CABO DE SANTO AGOSTINHO - RMR - 11 votos - ELEITO

JOSIANE MARIA DE ARAUJO - FEIRA NOVA - AGRESTE - 11 votos - ELEITO

JEIFA ALICE GERICÓ - SANTA MARIA DA BOA VISTA - SERTÃO - 11 votos - ELEITO

FABIO BELISSIMA (FABIO LEANDRO DA CRUZ SOUSA) - BELÉM DE SÃO FRANCISCO - SERTÃO - 11 votos - ELEITO

JOSE AMARO CAVALCANTE - MORENO - RMR - 11 votos - ELEITO

EDNAIPTAN DE SOUZA SILVA - RECIFE - RMR - 10 votos - ELEITO

SAMUEL CEZAR GOUVEIA - ÁGUA PRETA - ZONA DA MATA - 10 votos - ELEITO

GUILHERME ALVES MELO - RECIFE - RMR - 10 votos - ELEITO

LUCAS MAGALHÃES BARROS - JABOATÃO DOS GUARARAPES - RMR - 10 votos - ELEITO

RAFAEL MOREIRA MUNIZ - CARUARU - AGRESTE - 10 votos - ELEITO

FABIO ROBERTO GOMES DA SILVA - RECIFE - RMR - 10 votos - ELEITO

ROBERTO JOSÉ ALVES DE SANTANA - OLINDA - RMR - 10 votos - ELEITO

AIRTON FRANCISCO DA SILVA - LAJEDO - AGRESTE - 10 votos - ELEITO

PAAVA DE B A DE CARVALHO - SALGUEIRO - SERTÃO - 10 votos - ELEITO

SIDNAIDE DALINA DOS SANTOS - CARNAUBEIRA DA PENHA - SERTÃO - 9 votos - ELEITO

ELIZANGELA MARTINS - RECIFE - RMR - 9 votos - ELEITO

SENILDA FRANCISCA DA SILVA - SALGUEIRO - SERTÃO - 9 votos - ELEITO

VALUZIA ARCOVERDE BRITO - SÃO BENTO DO UNA - AGRESTE - 9 votos - ELEITO

MARTINHO MENDES DA SILVA - SALGUEIRO - SERTÃO - 9 votos - ELEITO

ENIO GUEDES FERREIRA DE LIMA - SERTÂNIA - SERTÃO - 8 votos - ELEITO

KLENIA CARLA DE MENDONÇA - GLORIA DO GOITÁ - ZONA DA MATA - 8 votos - ELEITO

MARTA CARMELITA BEZERRA DE ALMEIDA - RECIFE - RMR - 8 votos - ELEITO

MARCOS WESLLEY DE SOUZA CAVALCANTI - PETROLINA - SERTÃO - 8 votos - ELEITO

JOÃO PAULO ANANIAS - RECIFE - RMR - 8 votos - ELEITO

JAIRO HELY SILVA - RECIFE - RMR - 7 votos - ELEITO

SIVANILDO TEODORO DA SILVA - CARUARU - AGRESTE - 7 votos - ELEITO

JOSELMA OLIVEIRA DA CRUZ LIMA - SANTA FILOMENA - SERTÃO - 7 votos - ELEITO

GILBERTO BEZERRA LUCENA BORGES - RECIFE - RMR - 7 votos - ELEITO

TIAGO LIMA CARVALHO - PALMARES - ZONA DA MATA - 7 votos - ELEITO

ELLIS REGINA ALBUQUERQUE DE SOUZA - OLINDA - RMR - 6 votos - ELEITO


Pernambuco elege delegados para a Conferência Nacional



Num clima de total tranquilidade foram eleitos, no fim da tarde do último domingo (06/11), os 54 delegados que representarão Pernambuco na Conferência Nacional da Juventude, que será realizada em Brasília, nos dias 9 a 12 de dezembro. Pela manhã foi realizada a plenária final onde foram votadas as propostas dos cinco eixos definidos como prioritários.



A secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, comemorou o resultado final da Conferência Estadual. “Este momento simboliza o encerramento de um processo que mobilizou centenas de jovens do Estado nas etapas municipais, territoriais e regionais e livres. Tivemos representantes de 92 municípios, num total de 561 inscritos. Houve aqui uma riqueza nas discussões das salas temáticas. Isso demonstra um forte compromisso da juventude pernambucana com o futuro dos jovens de todo Brasil”, disse.

A coordenadora nacional e secretária adjunta de Juventude, Ângela Guimarães, destacou o momento como histórico para o país e que o desafio é não apenas o da legitimação institucional das políticas públicas para os jovens, mas também de uma mudança de valores da sociedade. Segundo ela é preciso largar posturas atrasadas de preconceito e xenofobia, para implantar no país valores de solidariedade, parceria, alteridade e de respeito à diversidade do povo brasileiro.

Ela destacou ainda que o trabalho feito em Pernambuco é referência para todo o país desde 2008. “Por todos os avanços que o Estado já conseguiu, ele é considerado por nós como piloto da implantação das políticas públicas para a juventude”, falou.

O último dia da Conferência de Juventude demonstrou a força da juventude através da expressão cultural. A apresentação da tarde foi marcada pelo Maracatu Meninos de Ouro, formado por adolescentes e jovens da FUNASE - Fundação de Atendimento Sócio-Educativo de Pernambuco, entusiasmando os delegados que se encontravam no auditório Tabocas no Centro de Convenções.

Outro destaque da Conferência foi a garantia da acessibilidade de todos aos painéis e discussões. As pessoas surdas ou com dificuldade de audição puderam contar com uma tradutora de libras que trabalhou durante os três dias de atividades. A Secretaria da Criança e da Juventude colocou à disposição uma publicação em braile e em tamanho ampliado para as pessoas cegas ou com capacidade visual reduzida.

Para os mais de 12 mil jovens mobilizados pela Conferência no Estado, foi criado um blog que transmitiu os três dias de debates. O juventudepe.blogspot.com ultrapassou os limites do país e foi acessado em países como a Rússia, Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos.





domingo, 6 de novembro de 2011

A secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, faz um balanço positivo da realização da Conferência Estadual da Juventude, realizada neste final de semana, no Centro de Convenções de Pernambuco. Confira!










Encerrada eleição dos delegados e delegadas da Juventude de PE

Às 16h20, deste domingo, o presidente da comissão organizadora da Conferência Estadual de Política Pública de Juventude, Joelson Rodrigues, declarou encerrado o processo de votação para a eleição de 54 delegados e delegadas que representarão Pernambuco na Conferência Nacional da Juventude, em Brasília. Foram considerados aptos a votar, por terem participado de 70% das atividades do final de semana, 297 jovens que votaram em 140 candidatos. A votação transcorreu num clima de total tranquilidade.

Secretária da Juventude destaca a participação da juventude na Conferência


A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude chega a seus últimos momentos com a eleição dos delegados que irão a Brasília participar da etapa nacional da Conferência. A secretária da Criança e da Juventude de Pernambuco, Raquel Lyra, agradeceu o empenho de todos que acompanharam o processo de realização da Conferência e destacou o poder de mobilização dos jovens pernambucanos pela efetivação de políticas participativas de inclusão.
“Este momento simboliza o encerramento que um processo que mobilizou centenas de jovens do Estado que participaram das etapas municipais, territoriais e regionais. Estão representados 92 municípios com 521 inscritos e, logo mais, serão eleitos os delegados que irão representar e refletir a política pública de Pernambuco”.
A secretária executiva da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, enfatizou a importância da participação dos jovens em seus municípios. "Chegamos ao final de uma etapa quando serão eleitos os delegados mas a agenda de participação continua com a missão de fortalecer os trabalhos dos Conselhos Municipais e Estadual de Juventude, espaços de articulação de ações e controle social." Os trabalhos da tarde seguem com a eleição dos delegados para o Nacional. 
Secretária Raquel Lyra enfatiza o poder do jovem
 na elaboração e efetivação das políticas públicas



Maracatu Meninos de Ouro abre os trabalhos da última etapa da Conferência

Maracatu Meninos de Ouro expressa a força da juventude
A última etapa da Conferência de Juventude teve início com mais uma demonstração da força da juventude através da expressão cultural. A apresentação foi marcada pelo Maracatu Meninos de Ouro, formado por adolescentes e jovens da FUNASE - Fundação de Atendimento Sócio-Educativo de Pernambuco, entusiasmando os delegados que neste momento lotam o auditório Tabocas no Centro de Convenções.


 

Tradutora de libras garante a participação de pessoas com dificuldades auditivas

Secretaria da Juventude garantiu o acesso das pessoas com
dificuldades auditivas através do trabalho de Jaqueline
Martins, tradutora de libras
A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude vem garantindo a  acessibilidade de todos aos paineis e discussões.  As pessoas surdas ou com dificuldade de audição puderam contar com a tradutora de libras Jaqueline Martins, que trabalhou durante os três dias de atividades.
A Secretaria da Juventude também colocou à disposição uma publicação em braile e em tamanho ampliado para as pessoas cegas ou com capacidade visual reduzida.


Acompanhe a fala do vice-governador de Pernambuco João Lyra Neto na abertura da 2ª CEPPJ

Trecho da fala do vice-governador João Lyra Neto na abertura da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude de Pernambuco. O encontro aconteceu de 04 a 06 de novembro de 2011 reunindo cerca de 600 jovens entre delegados e convidados.
Acompanhe o vídeo: http://youtu.be/a665rOYrhRg 

Plenária final de apresentação das propostas à Nacional

Neste momento está ocorrendo a leitura das propostas dos cinco eixos que serão levados à Brasília, na Conferência Nacional, pela juventude pernambucana. Os eixos são divididos em: Direito ao Desenvolvimento integral; ao Território; à experimentação e qualidade de vida; à Diversidade e à vida segura e à Participação e desafio do fortalecimento institucional.

Coordenadora nacional abre plenária final da Conferência da Juventude de Pernambuco

A coordenadora nacional da 2ª Conferência da Juventude, Ângela Guimarães, fez a saudação inicial aos participantes da plenária final da Conferência da Juventude de Pernambuco, aqui no Teatro Tabocas, do Centro de Convenções.

A coordenadora parabenizou a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, ao coordenador estadual da conferência, Joelson Rodrigues, e a todos os integrantes da secretaria que participaram da mobilização e realização das conferências no Estado, além dos movimentos sociais que participaram.

Ângela Guimarães ressaltou que a realização da Conferência 2011 é um marco importante para a juventude do país. Segundo ela, este ano, 1.100 municípios se mobilizaram para participar da construção dessa política nacional. Outra grande conquista do processo foi a realização das 107 conferências territoriais levando para os jovens quilombolas, ribeirinhos e de outras regiões importantes do país, o direito de ter vez e voz nesse momento histórico para o Brasil.

O pioneirismo de Pernambuco, considerado um laboratório das políticas públicas para a Juventude no país, foi destacado pela coordenadora. "Nem todos os estados estão no patamar daqui em organização onde, por exemplo, já houve a implantação de uma secretaria específica para a juventude", ressaltou.

Desafios - Apesar das conquistas já alcançadas nos últimos anos, ainda há grandes desafios a superar nesse processo nacional. O principal deles, segundo Ângela Guimarães, é o fortalecimento institucional dessas políticas com, por exemplo,  a aprovação e implantação do Estatuto dos Direitos da Juventude que fala da garantia de direitos em diversas áreas.

Outro desafio destacado pela coordenadora nacional é o da disputa de valores. "Num mundo onde se acha normal agredir homossexuais, discriminar uma pessoa apenas por ela ter uma cor ou ideia diferente, precisamos dizer não a esses valores atrasados e construir outros de solidariedade, parceria, alteridade e de diversidade do povo brasileiro. Essa é a tarefa da nossa geração", destacou.