terça-feira, 29 de novembro de 2011

Casa das Juventudes chegará à comunidade quilombola

Já está tudo certo para que Pernambuco tenha a sua primeira Casa das Juventudes em uma comunidade tradicional. Em reunião com representantes da comunidade quilombola de Onze Negras, localizada no Cabo de Santo Agostinho, nesta terça-feira (29), foi firmada a parceria para a implantação do programa. Agora, a Secretaria da Criança e da Juventude aguarda o envio dos documentos por parte do município para que o convênio seja assinado. Com isso, a previsão para a inauguração da casa é para o primeiro trimestre de 2012. 

Esse é mais um passo da Secretaria da Criança e da Juventude rumo à expansão do programa Casa das Juventudes. Com o objetivo de atender a um número cada vez maior de jovens, o projeto chegará, a partir de agora, a municípios com até 40 mil habitantes (antes era até 35 mil), áreas cobertas pelo programa Governo Presente e comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas).

Implantado em 2010, o programa Casa das Juventudes estará presente, até o final de 2011, em 81 municípios em todas as regiões do Estado. Mais duas comunidades quilombolas e uma indígena estão em conversas para receber o projeto. A intenção é fortalecer essas comunidades, com adequações dos cursos oferecidos no locais à realidade e à cultura da sua população. No caso dos quilombolas, cursos que remetam à raiz afrodescendente, como as danças e a culinária.

Para a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, a chegada da primeira Casa da Juventude a uma comunidade quilombola do Estado é um passo importante na expansão do projeto. “Nas Casas das Juventudes, os jovens têm à sua disposição atividades nas áreas de promoção cultural, educação e qualificação profissional, saúde, participação social e vivências democráticas. É importante que esses benefícios cheguem às comunidades tradicionais, de uma maneira que possam fortalecer a cultura desses povos”, afirmou.

A comunidade Onze Negras abriga cerca de duas mil pessoas, de acordo com o censo Quilombola. Desses, aproximadamente 600 são jovens. Um dos objetivos da Casa das Juventudes no local é aproveitar o desenvolvimento econômico apresentado pela região para firmar parcerias com empresas privadas para financiar projetos que têm como alvo o desenvolvimento dos jovens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário