domingo, 6 de novembro de 2011

Coordenadora nacional abre plenária final da Conferência da Juventude de Pernambuco

A coordenadora nacional da 2ª Conferência da Juventude, Ângela Guimarães, fez a saudação inicial aos participantes da plenária final da Conferência da Juventude de Pernambuco, aqui no Teatro Tabocas, do Centro de Convenções.

A coordenadora parabenizou a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, ao coordenador estadual da conferência, Joelson Rodrigues, e a todos os integrantes da secretaria que participaram da mobilização e realização das conferências no Estado, além dos movimentos sociais que participaram.

Ângela Guimarães ressaltou que a realização da Conferência 2011 é um marco importante para a juventude do país. Segundo ela, este ano, 1.100 municípios se mobilizaram para participar da construção dessa política nacional. Outra grande conquista do processo foi a realização das 107 conferências territoriais levando para os jovens quilombolas, ribeirinhos e de outras regiões importantes do país, o direito de ter vez e voz nesse momento histórico para o Brasil.

O pioneirismo de Pernambuco, considerado um laboratório das políticas públicas para a Juventude no país, foi destacado pela coordenadora. "Nem todos os estados estão no patamar daqui em organização onde, por exemplo, já houve a implantação de uma secretaria específica para a juventude", ressaltou.

Desafios - Apesar das conquistas já alcançadas nos últimos anos, ainda há grandes desafios a superar nesse processo nacional. O principal deles, segundo Ângela Guimarães, é o fortalecimento institucional dessas políticas com, por exemplo,  a aprovação e implantação do Estatuto dos Direitos da Juventude que fala da garantia de direitos em diversas áreas.

Outro desafio destacado pela coordenadora nacional é o da disputa de valores. "Num mundo onde se acha normal agredir homossexuais, discriminar uma pessoa apenas por ela ter uma cor ou ideia diferente, precisamos dizer não a esses valores atrasados e construir outros de solidariedade, parceria, alteridade e de diversidade do povo brasileiro. Essa é a tarefa da nossa geração", destacou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário