segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pernambuco elege delegados para a Conferência Nacional



Num clima de total tranquilidade foram eleitos, no fim da tarde do último domingo (06/11), os 54 delegados que representarão Pernambuco na Conferência Nacional da Juventude, que será realizada em Brasília, nos dias 9 a 12 de dezembro. Pela manhã foi realizada a plenária final onde foram votadas as propostas dos cinco eixos definidos como prioritários.



A secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, comemorou o resultado final da Conferência Estadual. “Este momento simboliza o encerramento de um processo que mobilizou centenas de jovens do Estado nas etapas municipais, territoriais e regionais e livres. Tivemos representantes de 92 municípios, num total de 561 inscritos. Houve aqui uma riqueza nas discussões das salas temáticas. Isso demonstra um forte compromisso da juventude pernambucana com o futuro dos jovens de todo Brasil”, disse.

A coordenadora nacional e secretária adjunta de Juventude, Ângela Guimarães, destacou o momento como histórico para o país e que o desafio é não apenas o da legitimação institucional das políticas públicas para os jovens, mas também de uma mudança de valores da sociedade. Segundo ela é preciso largar posturas atrasadas de preconceito e xenofobia, para implantar no país valores de solidariedade, parceria, alteridade e de respeito à diversidade do povo brasileiro.

Ela destacou ainda que o trabalho feito em Pernambuco é referência para todo o país desde 2008. “Por todos os avanços que o Estado já conseguiu, ele é considerado por nós como piloto da implantação das políticas públicas para a juventude”, falou.

O último dia da Conferência de Juventude demonstrou a força da juventude através da expressão cultural. A apresentação da tarde foi marcada pelo Maracatu Meninos de Ouro, formado por adolescentes e jovens da FUNASE - Fundação de Atendimento Sócio-Educativo de Pernambuco, entusiasmando os delegados que se encontravam no auditório Tabocas no Centro de Convenções.

Outro destaque da Conferência foi a garantia da acessibilidade de todos aos painéis e discussões. As pessoas surdas ou com dificuldade de audição puderam contar com uma tradutora de libras que trabalhou durante os três dias de atividades. A Secretaria da Criança e da Juventude colocou à disposição uma publicação em braile e em tamanho ampliado para as pessoas cegas ou com capacidade visual reduzida.

Para os mais de 12 mil jovens mobilizados pela Conferência no Estado, foi criado um blog que transmitiu os três dias de debates. O juventudepe.blogspot.com ultrapassou os limites do país e foi acessado em países como a Rússia, Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário