terça-feira, 8 de novembro de 2011

A mais votada

Jaqueline defende os direitos da juventude rural
Foi com surpresa que Maria Jaqueline de Oliveira, representante de Glória do Goitá, recebeu a notícia de que foi a mais votada, na eleição que escolheu os delegados pernambucanos para a Conferência Nacional de Juventude. Ela recebeu 28 votos de jovens que, como ela, desejam uma vida melhor para a juventude brasileira.

Jaqueline é defensora dos direitos da juventude rural. Suas principais propostas são voltadas para essa parcela de jovens que, segundo ela, está cada vez mais organizada. "Quando soube que fui a mais votada, fiquei surpresa, mas também bastante feliz por conseguir me eleger como representação do jovem rural, que tem sido excluído historicamente. Conseguimos colocar para a Conferência Nacional cinco propostas. Considero isso como um grando avanço, sinal de que a juventude rural está organizada", conta.

Aos 23 anos, técnica agrícola, habilitada em zootecnia, Jaqueline hoje exerce uma função administrativa no SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa. Moradora da zona rural de Feira Nova, ela vivencia e acompanha as dificuldades enfrentadas pelos jovens da zona rural. Por isso, entre as propostas que pretende defender em Brasília, durante a Conferência Nacional, que ocorre de 9 a 12 de dezembro, estão as direcionadas para a juventude rural no âmbito estadual e nacional, como política pública garantida.

"Nossa intenção é que, de fato, essa juventude seja contemplada, respeitando suas especificidades, como gênero, raça, etnia e a realidade de cada jovem. Entendo que por mais que se diga que a juventude rural é igual, que as necessidades são iguais, nós que fazemos parte desse público sabemos que não", afirma Jaqueline.

Para Jaqueline, as necessidades da juventude rural são urgentes, por isso serão uma das prioridades que ela levará para a Conferência Nacional, em Brasília. "A minha expectativa em Brasília é conseguir colocar as propostas apresentadas pela juventude rural na conferência estadual como pauta prioritária na nacional, garantindo assim um reconhecimento maior para esses jovensâ", disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário