segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Segmento LGBTTT representado

O segmento LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) estará representado na delegação pernambucana que participará da II Conferência Nacional de Juventude, que será realizada de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. Dentre os 54 delegados eleitos, 22 representam o segmento, sendo 14 da sociedade civil, de entidades não-governamentais, e 8 do Governo, na categoria de gestores públicos.

Durante a Conferência Estadual de Juventude foram aprovadas três propostas (dentre as 80 que serão enviadas para a Conferência Nacional) voltadas justamente para o segmento LGBTTT. Elas se encaixam nos eixos 1 (Direito ao desenvolvimento integral) e 4 (Direito à diversidade e à vida segura) e serão colocadas em discussão em Brasília.

As propostas são as seguintes:

- Eixo 1 (Direito ao desenvolvimento integral) - sub-eixo 1.2 (Juventude e trabalho decente):

Criar políticas públicas que assegurem aos jovens em situação de discriminação (raça, credo, cor, orientação sexual, procedência nacional e gênero) acesso igualitário ao mercado de trabalho.

- Eixo 4 (Direito à diversidade e à vida segura) - sub-eixo 4.2 (Juventude, Valorização e Respeito à Diversidade e Direitos Humanos):

Garantir a jovens travestis e transexuais o direito à inclusão em todos os âmbitos da sociedade, oferecendo cursos profissionalizantes, garantindo a sua entrada no mercado de trabalho, incentivo às empresas para contratação, além da criação de espaços que acolham e prestem atendimento psicológico a estes jovens.

Garantir, qualificar e ampliar a discussão de temas transversais e nas comunidades (respeitando a regionalidade), por meio de parcerias com organizações ou movimentos que trabalhem diversos temas relacionados às juventudes como: direitos sexuais, direitos reprodutivos, povos tradicionais, pessoas com deficiências, LGBT, na perspectiva de respeitar e fortalecer a diversidade e combatendo o bulliyng.

Nenhum comentário:

Postar um comentário