sábado, 5 de novembro de 2011

Venham todos vibrar num só abraço...

Antônio Marinho recepcionou os jovens na abertura da Conferência
Essa foi a convocação feita pelo jovem apresentador Antônio Marinho, na abertura da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude de Pernambuco, nesta sexta-feira (04). O evento, que acontece no Teatro Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco, reúne representantes de 88 municípios do Estado que irão contribuir para o desenvolvimento da política pública estadual e nacional voltada para a juventude. A conferência traz como tema: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos.
Abrindo os trabalhos, os ritmos do Ballet Popular do Recife com apresentações de maracatu, reisado, caboclinhos e frevo contagiaram o público presente. Logo em seguida foi formada a mesa solene que contou com a presença do vice-governador João Lyra Neto, da secretária Estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, da assessora da Secretaria Nacional da Juventude, Diva Basílio, do presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Paulo Bezerra, da conselheira nacional da Juventude, Paula Falbo,  conselheira e representante da Secretaria da Saúde, Betânia Cunha, conselheira e representante da Secretaria de Planejamento e Gestão, Alda Damasceno e do coordenador estadual da conferência, Joelson Rodrigues.
Em seu pronunciamento, o vice-governador pernambucano, João Lyra Neto, lembrou que não se pode falar em juventude sem falar de democracia. Que foram os jovens ao longo dos anos que estiveram à frente das lutas e mudanças ocorridas no Brasil e no Mundo. Ele ressaltou ainda que a conferência estadual é o espaço para a consolidação da lutas pelas políticas públicas voltadas para esse grupo e “que precisamos avançar para que tenhamos uma juventude consciente de seu papel enquanto agente transformador da sociedade”.
A secretária estadual Raquel Lyra falou de sua alegria por poder, pela primeira vez, participar desse momento: “é com muita honra que podemos participar desse processo que hoje promove um novo olhar sobre o jovem, legitimando-o como agente, como pessoa, que diz o que quer das políticas públicas para si”, destacou. 
O coordenador geral da conferência, Joelson Rodrigues, ressaltou a importância desse espaço para que a juventude se expresse e diga o que deseja do seu país e estado. “Aproveitem a oportunidade desta conferência para colocarem aquilo que vocês mais anseiam”, convocou ele. Já para o presidente do Conselho Estadual, Paulo Bezerra, “não há como falar em desenvolvimento, sem falar em juventude”, pois são coisas que necessariamente andam juntas.
 
Conferência:
Raquel Lyra  destacou que 12 mil jovens foram mobilizados em Pernambuco
durante as plenárias municipais e conferências regionais
A secretária Raquel Lyra coordenou os trabalhos da conferência de abertura. Numa rápida apresentação, ele relembrou todo o processo realizado no estado para a realização do encontro estadual que vai levar as contribuições pernambucanas para a política nacional, na conferência de Brasília. Segundo Raquel Lyra, Pernambuco teve a realização de 77 plenárias municipais e de quatro regionais. Isso mobilizou aproximadamente 12 mil jovens que elegeram 400 delegados e delegadas. “Foram dias de construção do olhar da juventude para nosso Estado”, destacou.
Coube à assessora da Secretaria Nacional da Juventude, Diva Basílio, a explanação da noite sobre o tema central do evento: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos. Na ocasião, ela fez uma rápida abordagem sobre o início da mobilização nacional para a construção de uma política que fosse exclusivamente voltada para a juventude. Segundo Diva, foi no período de 2005 a 2010 que foi institucionalizada a Política Nacional de Juventude com a criação da Secretaria Nacional, do Conselho Nacional de Juventude, da Conferência Nacional e, a consolidação dos programas e ações, tais como ProUni, Pontos de Cultura e ProJovem.
Ainda de acordo com Diva Basílio, fatores como a estabilidade da economia e o desenvolvimento do país mostraram a necessidade de se voltar o olhar para os jovens, para aqueles que seriam os futuros gestores dessas mudanças. “Hoje temos uma combinação inédita: um novo Brasil e uma nova geração. Temos atualmente 50 milhões de jovens brasileiros que precisam ter seus direitos garantidos e essa conferência precisa demarcar esses direitos”, afirmou. A assessora também fez questão de ressaltar a importância das decisões tomadas não ficarem apenas nas deliberações. “Se o debate não for internalizado nos estados, de nada ele adianta”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário